CRAS Equipe Volante atenderá povoados da Zona de Expansão

Assistência Social e Cidadania
10/02/2015 18h04

A partir de março, os moradores da Zona de Expansão terão um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Equipe Volante para atender as famílias que vivem em locais de difícil acesso. Para garantir o deslocamento da equipe, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) disponibilizará uma carreta de 13,5 metros de comprimento com uma estrutura composta por cinco salas para atendimento, copa, banheiro e rampa de acesso para portador de deficiência.

A fim de mobilizar a comunidade local sobre a nova estrutura que será disponibilizada, a Semfas realizará reunião de mobilização, na próxima quarta, 11, para explanar sobre o equipamento volante na Igreja Assembleia de Deus, localizada no caminho da Orla Pôr do Sol. O evento, que acontece a partir das 15 horas, pretende reunir representantes de escolas, postos de saúde, igrejas e comunidade em geral. O CRAS Equipe Volante atenderá os povoados da Zona de Expansão: Areia Branca (Gameleira, RGA, Zenza, Loteamento Nossa Senhora de Fátima); Mosqueiro (Malvinas, Loteamento São Jorge e Galego, Matapuã, Escuriais e Suissa); e Robalo (Loteamento Recanto das chácaras e povoado São José).

Equipe Volante

O CRAS Equipe Volante integrará o CRAS Antônio Valença Rollemberg com o objetivo de prestar serviços no território de abrangência às famílias que vivem distantes da unidade física ou estão dispersas no território. A equipe volante é responsável por realizar a busca ativa; desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica; incluir as famílias no Cadastro Único; e realizar encaminhamentos necessários para acesso a renda e para serviços da Proteção Especial.

Idealizada especificamente para o serviço, a carreta de 13,5 metros dispõe de um espaço físico que garante a privacidade no atendimento, espaço para realização de atividades em grupo e acessibilidade. A agenda de visita às comunidades será planejada e divulgada de forma a facilitar o acesso dos usuários.