Centro de Educação Ambiental será reaberto em março

Meio Ambiente
11/02/2015 14h27
Início > Notícias > Centro de Educação Ambiental será reaberto em março

O Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, antigo Museu do Mangue, está em processo de reocupação em decorrência dos constantes ataques de organizações criminosas, que colocam em risco a integridade física dos servidores e visitantes. Com isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) firmou convênio com órgãos, entidades e instituições para promover atividades lúdicas, com um propósito social e ambiental.

A analista ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, explica o que será feito no Centro. "Inicialmente a Sema firmou parceria com a Universidade Tiradentes. A instituição será responsável por colocar as atividades em andamento, contando também com a Universidade Federal de Sergipe, a Fundação de Mamíferos Aquáticos e ONGs. Faremos atividades diárias com a comunidade. Lá, os moradores terão aulas de percussão com instrumentos feitos de material reciclável; dança; culinária; e cursos voltados ao turismo", diz a analista.

A bióloga Raphaella Ribeiro acrescenta ainda: "Serão ofertadas oficinas de horta vertical; jardinagem; reciclagem; marchetaria e bambuaria, confeccionando brinquedos e assim gerando renda com os produtos que foram produzidos. No que concerne a Sema, ela entrará com a manutenção do local. Nossa questão não é somente ambiental. Iremos trabalhar de forma multidisciplinar, unindo o social e o ambiental".

Essas ações são resultados de audiências e consultas públicas realizadas no fim de 2014 com a comunidade do bairro Coroa do Meio sobre o uso daquele espaço público.

"O foco da ação é trabalhar diretamente com a comunidade, ouvir a necessidade dos transeuntes e tentar ao máximo implementar o que eles almejam. A Sema realizou uma consulta pública oficial na localidade e, em breve, realizará outras reuniões com os moradores do bairro Coroa do Meio, mantendo assim um espaço de diálogo. Outra notícia animadora é que a Emurb entregará depois do carnaval o Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro totalmente adequado com um ponto da Guarda Municipal de Aracaju, funcionando 24 horas", esclarece o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.