A Coordenação da Rede de Atenção Primária (Reap) se reuniu na tarde desta segunda-feira, 09, com os coordenadores dos Programas Saúde da Mulher, DST/Aids, do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf) e com a apoiadora do Ministério da Saúde, Sayonara Carvalho, para discutir estratégias de ação no Plano Municipal da Rede Cegonha, que assegura à mulher o direito de planejamento reprodutivo e à atenção humanizada, à gravidez e ao parto. A rede atua em diversos setores e visa contribuir para a melhoria de indicadores de saúde, a exemplo de índices como o da mortalidade infantil e da sífilis congênita. Na reunião, foram abordados os indicadores de maior risco e quais serão as soluções para diminuir esses índices.
De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Primária de Aracaju, Aline Araújo, essa reunião faz parte do Grupo Condutor e acontece mensalmente com um tema para alinhar e qualificar a promoção e prevenção à saúde. “A atenção ao paciente é nosso trabalho e o nosso objetivo, esse momento é importante para cada coordenador entender o papel de sua rede e que todas precisam está interligadas com as outras. É um momento de alinhar todas as problemáticas e reverter isso em benfeitoria para o paciente”, destaca a coordenadora.
A técnica do Programa de DST/Aids de Aracaju, Eloise Dias, explicou que a sífilis congênita ainda é um indicador preocupante e que precisa de maior monitoramento para reduzir os índices. “Em 2014, foram confirmados 104 casos de sífilis congênita e uma das estratégias para redução da doença é criar novos espaços para dispensadores de preservativos, além das que distribuímos em todas as Unidades de Saúde. Outra ação importante é orientar os profissionais de saúde como fazer os testes rápidos e realizar palestras e oficinas explicando o que é a sífilis para as futuras mães, pois elas, caso tenham a doença, podem transmitir para seus bebês durante a gravidez”, explicou a técnica.
A coordenadora do Programa Saúde da Mulher abordou as estratégias de prevenção e promoção à saúde da mulher. “A Rede Cegonha realiza várias atividades para melhorar o atendimento das mulheres nas Unidades de Saúde, e hoje a nossa necessidade maior é criar estratégias para reduzir e prevenir a mortalidade infantil. Isso será feito através do pré-natal, sensibilizando ainda mais as gestantes sobre a sua importância”, afirmou.
O encontro também serviu como direcionamento para a próxima reunião, que acontecerá quarta-feira, 11, onde estarão presentes todas as Redes de Atenção à Saúde e os responsáveis pelo andamento e atendimento dos pacientes. Segundo a apoiadora da Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, Sayonara Carvalho, é um momento de reunir o Estado e o Município para qualificar as ações. “Estamos qualificando as ações e as demandas do município para fortalecer as redes e ajudar a gestão da atenção básica, para que Aracaju tenha melhores encaminhamentos no SUS local”, disse.