Capacitação para profissionais da Rede de Atenção Especializada terá abertura nesta quinta

Saúde
22/04/2015 17h40
Início > Notícias > Capacitação para profissionais da Rede de Atenção Especializada terá abertura nesta quinta

A Saúde de Aracaju, em parceria com o Ministério da Saúde, está promovendo um  Curso de Aperfeiçoamento para as equipes de servidores da Rede de Atenção Especializada. Tendo como tema “O cuidado às pessoas com deficiências e políticas públicas”, o objetivo é capacitar os profissionais para lidar com o manejo das principais causas, diagnóstico e reabilitação das deficiências, bem como a compreensão das políticas públicas para esta população. A solenidade de abertura do curso acontecerá nesta quinta-feira, 23, a partir das 8h, no auditório do Pronatec/IFS, situado na Rua Francisco Portugal, n. 150, bairro Salgado Filho.

De acordo com a coordenadora do Programa de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Suely Reis, o município de Aracaju tem apresentado esforços para ofertar os cuidados às pessoas com deficiência dispondo de serviços próprios de grande porte. “Aracaju possui serviços próprios voltados a esse grupo populacional, dos quais destacam-se o Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Centros de Especialidade Médicas da Criança e Adolescente (Cemca), ambos lotados no complexo do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR Siqueira Campos) compreendido na Rede de Atenção Especializada. Lembrando que os serviços atendem a demanda de reabilitação intelectual e reabilitação física”, destacou a coordenadora.

A coordenadora ainda explica que para dispor de serviços de excelência, é necessário qualificar ainda mais os profissionais desta área. “Percebemos que o nosso grande desafio é capacitar as equipes de saúde e, diante dessa necessidade, esse curso terá uma carga horária total de 188h e será ofertado em 12 módulos, sendo um módulo ministrado a cada mês. É importante a participação de todos os profissionais para garantir qualidade de excelência na prestação da atenção às pessoas com deficiência resguardando o caráter integral, multiprofissional e interdisciplinar”, pontuou.