Residente de Odontologia realiza trabalho com alunos do Ensino Fundamental

Saúde
08/05/2015 12h08
Início > Notícias > Residente de Odontologia realiza trabalho com alunos do Ensino Fundamental

Durante quatro dias, a odontóloga e residente em Saúde Coletiva, aluna de pós-graduação da Universidade Tiradentes, Daniele Rocha, realizou diversas atividades na Escola Senador Leite Neto como forma de estágio. Na ocasião foram atendidos mais de 130 alunos que participaram de palestras e atividades práticas de escovação bucal.

“Realizamos atividades de educação em Saúde Bucal, orientando para as técnicas de escovação correta. Também abordamos a questão da dieta cariogênica (consumo de alimentos que podem causar cárie). Este trabalho faz parte de minha pós-graduação, o que me possibilitou transitar por diversos programas da Saúde de Aracaju, prestando um auxílio às atividades enquanto aprendo na prática com tais ações. Atualmente passei pela Rede de Atenção Primária, concentrando meu trabalho na parte de Saúde Bucal”, informou.

Em suas avaliações prévias, Daniele apontou que a maioria dos alunos atendidos com seu trabalho relatou problemas relacionados ao uso do fio dental. “Durante a parte prática da escovação, frisamos o uso do fio dental como forma de colaborar para a limpeza correta. Ensinando-os como usar corretamente este importante mecanismo de limpeza”, informou.

Para Karla Santos Celestino, que trabalha no apoio ao Programa Municipal de Saúde Bucal, a contribuição de alunos universitários ou de pós-graduação é sempre imprescindível para os trabalhos, tanto da Saúde de Aracaju quanto para a formação dos profissionais residentes. “Existe uma parceria muito proveitosa entre nossa Secretaria e os estudantes da Unit e da UFS. Constantemente temos residentes trabalhando conosco, e dessa relação sempre surge trabalhos proveitosos e importantes, que refletem também em serviços de qualidade para a população aracajuana”, explicou.