A manhã desta segunda-feira, 18, foi de acompanhamento odontológico para os idosos residentes no Asilo Rio Branco, no bairro Luzia. A ação é desenvolvida mensalmente pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Sinhazinha. Além das consultas, foi realizada também uma palestra para idosos e cuidadores.
Segundo a dentista da unidade, Maria Cristina Rocha, mensalmente é feita uma triagem e os casos que necessitam de atendimento clínico são agendados. “Orientamos os idosos, mas também orientamos seus cuidadores. A orientação é com relação aos cuidados com a higiene bucal, prevenção da prótese dentária, tratamento correto da prótese e outros assuntos ligados a saúde bucal. Costumo dizer que nascemos com duas dentições, a de “leite” e a permanente. Desta forma, não precisamos de uma terceira, que seria a prótese, se cuidarmos bem dos nossos dentes”, enfatizou.
A gestora do asilo, Jeane Santos Silva, diz que esta parceria com a USF Sinhazinha é de longa data e que fortalece os cuidados oferecidos aos idosos. “Contamos com auxilio em todas as especialidades e este na área odontológica é de extrema importância, principalmente na terceira idade”, afirmou Jeane.
A idosa Maria do Amparo, de 78 anos, ficou feliz com a visita da dentista. “Adorei a palestra. Ela falou muito de como a gente deve escovar os dentes e é sempre bom aprender mais”, afirmou.