A Coordenação de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou na última sexta-feira, 12, as aulas práticas do Curso de Tecnologia de Aplicação de Inseticidas e Segurança no Trabalho para os agentes de endemias. O objetivo do curso é qualificar os agentes que ainda não possuem experiência com a aplicação do Ultra Baixo Volume (UBV) costal, mais conhecido como fumacê costal, que serve para controlar o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. As aulas foram realizadas nas áreas externas do Centro de Controle de Zoonoses e contou com cerca de 20 agentes de endemias.
De acordo com o supervisor de Endemias do CCZ, José Bonfim, as aulas iniciaram com a parte teórica e agora, durante as sextas-feiras, serão realizadas as aulas práticas. “Todos os agentes fizeram o uso da máquina que aplica o inseticida, que é colocada nas costas do operador. Eles tiveram a oportunidade de borrifar em vários locais na área externa do CCZ, para entender todas as técnicas de manuseio da máquina”, explicou.
O supervisor ainda ressaltou que fardamentos e equipamentos serão providenciados para os profissionais que desejem trabalhar no campo realizando essas aplicações. “Nem todos os agentes de endemias são obrigados a trabalhar com borrifação. Em Aracaju, 12 agentes de endemias já trabalham com o fumacê costal. Nosso objetivo é ampliar esse número e fazer com que mais agentes tenham interesse nessa área, já que agora estão capacitados”, frisou José Bonfim.
A partir de julho, a capacitação será realizada com aulas práticas para o controle da Leishmaniose.