Mexa-se completa dois anos com aulão no Parque da Sementeira

Juventude e Esporte
18/08/2015 17h03

Um programa de ginástica laboral desenvolvido para os servidores públicos municipal ajuda a diminuir a tensão no trabalho e aumenta a interação entre os colegas. Trata-se do Mexa-se, um projeto da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Sejesp), que completa dois anos de atividades no dia 13 de agosto, mas resolveu realizar as comemorações no dia 22 com um aulão no Parque da Sementeira.

Segundo a coordenadora do Mexa-se, Fernanda Loeser, o principal objetivo é a interação entre os servidores. "O Mexa-se é um programa de ginástica laboral elaborado para o servidor público com o intuito de trazer as pessoas à prática da atividade física diminuindo o sedentarismo, diminuindo o absenteísmo, fazendo com o que o trabalho em equipe se manifeste com uma quantidade maior de pessoas. A interação social é o que a gente realmente faz no local de trabalho, não é só uma questão de saúde e bem-estar", destaca.

"As aulas acontecem duas vezes na semana, em cada local vai às duas vezes e tem duração de dez minutos. Cada professor passa pelas salas, motivando, chamando para fazer as atividades. Tem vários tipos de materiais que a gente trabalha, utilizando música também. O que nós focamos com os estagiários, é sempre estar levando algo novo para os participantes no horário das aulas, então fazemos estudos, pesquisas, para que levem sempre um pouco de conhecimento sobre quais os tipos de doenças que a maioria das pessoas têm no dia-a-dia", explicou a coordenadora.

Fernanda diz que ao longo dos dois anos do Mexa-se, muita coisa mudou. "Cresceu bastante o rendimento, são mais de 115 pessoas por semana fazendo, são nove lugares. O incentivo cresceu bastante, inclusive, uma das últimas secretarias a aderir foi a de Meio Ambiente, que tem um ambiente totalmente maravilhoso pra fazer as atividades, é muito divertido, as pessoas gostam", disse Fernanda.

Loeser enfatizou que o motivo da escolha do Parque da Sementeira foi por ser um lugar diferente. "Ao escolher o Parque da Sementeira para a comemoração dos dois anos do Mexa-se, colocamos em questão um ambiente diferente, divertido que, além do servidor público que pode levar familiares e amigos para esse evento, eu gostaria que a comunidade, a população pudesse estar comemorando com a gente esse momento que é muito importante".

A auxiliar de Gabinete, Flávia Santos, conta que participa de todas as aulas e que ajuda a diminuir o estresse. "Eu acho as aulas do programa maravilhosas, às vezes chego aqui com a coluna ruim e depois das atividades trabalho bem, passo o dia bem, é muito bom. Com certeza incentiva muito a no trabalho, a gente fica com o astral mais elevado. E os professores são muito bons", diz.

Já a assessora de Gabinete da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Adriana de Jesus, após as aulas as pessoas ficam mais leves. "Os exercícios nos ajudam muito, a gente passa o dia mais relaxado, o trabalho flui melhor, acaba com a tensão. A gente fica mais livre, mais leve. Os professores são bons de trabalhar, interagem bem com a gente, tem uma didática boa", conta Adriana.

A assessora administrativa da Seplog, Fernanda Barbosa, diz que o programa é muito importante e não pode acabar, pois traz muitos benefícios. "As atividades ajuda muito a fluir melhor no trabalho, porque quando a gente começa a fazer os trabalhos acaba se empolgando e os professores vêm e nos tiram dessa zona de conforto e até mesmo a postura, ajuda a melhorar. Tira a tensão dos músculos, relaxa mais. Os professores são bem atenciosos, quando a gente não está com vontade de fazer os exercícios, eles conseguem contornar e estimular a gente a fazer as atividades. É uma proposta muito boa, ajuda a prevenir doenças, o absenteísmo, é muito bom".