Prefeitura revitaliza abrigos de ônibus e garante conforto aos usuários

Comunicação Social
02/09/2015 10h27

Buscando proporcionar melhores condições de espera aos usuários do transporte público, em especial, às condições climáticas, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), continua instalando o novo modelo de abrigos de ônibus em Aracaju em parceria com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

Dentro das melhorias já verificadas na mobilidade urbana da capital, a exemplo de ampliação de avenidas, reordenamento de tráfego em vários corredores e a aquisição de novos ônibus, a Prefeitura de Aracaju continua trabalhando para o conforto do usuário de transporte público coletivo. O trabalho de substituição respeita as normas técnicas e a legislação ambiental e é feito sempre em parceria com os engenheiros da Emurb e da SMTT.

Projetados para melhor atender a população tanto em dias de sol quanto em dias de chuva, este modelo proporciona conforto às pessoas que estão esperando um ônibus. Outra novidade é o painel de informações que auxiliam o usuário do transporte público com as linhas e rotas dos ônibus que por ele passam.

De acordo com Nelson Felipe, superintendente de Transportes e Trânsito de Aracaju, mais abrigos estão em fase de instalação. "Mais 34 novos abrigos estão em fase de implantação, porém tudo isso demanda tempo para instalação. É necessário fazer a base para fixação, observar necessidades técnicas como presença de instalações subterrâneas e largura de calçadas, algo que não pode ser feito de qualquer jeito", explicou o superintendente.

Na atual leva de novos abrigos estão sendo implantados nove na Av. Tancredo Neves, cinco na Av. Mário Jorge, quatro nas avenidas Hermes Fontes e Heráclito Rollemberg, três na rodovia dos Náufragos, dois na rua Acre e na Av. Eng. Gentil Tavares, e um nas avenidas Desembargador Maynard, Senador Júlio Leite, Otoniel Dória e São Cristóvão, além de um na avenida principal do bairro 17 de Março.

Além desses, Porto D'Antas, Santo Antônio, São Conrado, Palestina, Getúlio Vargas, Siqueira Campos, Centro e Farolândia são alguns dos bairros que já receberam o novo modelo. Mais de 200 abrigos foram instalados em mais de 50 locais, entre eles: avenida Anísio Azevedo, Barão de Maruim, Ivo do Prado, Beira-Mar e Francisco Porto, escolhidos mediante estudos de fluxo de passageiros e estado de conservação. "A Prefeitura está trabalhando para substituir todos os abrigos de Aracaju, que ao todo são 1034, até 2016. Mas em alguns locais a calçada impossibilita essa instalação", completou Nelson.

Depredação

Infelizmente, além da depredação que há nos terminais de integração, os abrigos de pontos de ônibus também sofrem ações de depredação e vandalismo. O artigo 163 do Código Penal Brasileiro prevê pena ou multa para crime de dano de destruição, inutilização ou deteriorização de coisa alheia; danos qualificados como sendo "contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista".

Para Nelson Felipe ainda falta às pessoas entenderem que o patrimônio público é de todos e não somente para alguns. "As pessoas precisam entender que é necessário enxergar o patrimônio público como algo para o bem de todos e não só de alguns. Quem mais precisa do serviço tende a cuidar melhor dele e é quem mais sai mais prejudicado com esses atos de vandalismo", explicou o superintendente.

É dever do cidadão preservar os abrigos de ônibus. Atos de depredação devem ser denunciados à Polícia Militar (190) ou Guarda Municipal de Aracaju (153).