Zona de Expansão recebe audiência para revisão do PDDU

Agência Aracaju de Notícias
10/09/2015 11h48
Início > Notícias > Zona de Expansão recebe audiência para revisão do PDDU

A sétima audiência pública da terceira etapa da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e técnicos da Prefeitura de Aracaju (PMA), aconteceu na noite desta quarta-feira, 9, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Elias Montalvão, no povoado Mosqueiro, localizado na Zona de Expansão. O encontro teve público significativo, que participou atentamente a cada explicação.  

A coordenadora geral de Desenvolvimento Urbano da Seplog, Marianna Albuquerque, explica que a principal solicitação dos participantes é da estruturação de cada localidade, nesse caso da Zona de Expansão. Nesse caso, os temas mais debatidos nas audiências são mobilidade urbana, infraestrutura, não só infraestrutura de saneamento básico e meio ambiente."Eles solicitam muito isso, mas também essa questão do meio ambiente para haja uma preservação. Não permitir essa desordem de construções, por exemplo, tem áreas de interesse ambiental em áreas de APP (Área de Preservação Permanente) e que não é certo usá-las", conta. 

Mariana ainda completa que "a partir das solicitações recebidas fazemos um relatório, até mesmo nas audiências com algumas que são mais específicas, como por exemplo, pavimentação de uma rua, solicitação de um quebra-molas, uma reforma de uma calçada, daí enviamos os relatórios para cada uma das secretarias, para que elas fiquem cientes dessas solicitações. E isso pode continuar sendo requerido até mesmo através da ouvidoria municipal, que encaminha para os órgãos responsáveis a quem é de direito. E quando às solicitações mais específicas estiverem sendo feitas nas próprias audiências é devido às necessidades que presenciamos", explicou a coordenadora.

Presenças

O vereador Roberto Morais (SD) achou interessante a preocupação da comunidade em relação ao meio ambiente. Ele disse que essa aproximação com o povo tem sido vital, pois realmente a população tem comparecido às audiências do Plano Diretor levando suas necessidades numa leitura real das coisas, esperando a solução dos problemas mais graves.

"A Zona de Expansão merece uma atenção especial, porque é uma área disputada e que a gente vê aqui, que tem água, solo, alguns rios e os moradores tem externado muito essa preocupação em não degradar o meio ambiente. Vejo que a aproximação e reivindicação da população é uma forma de corroborar com o PDDU e com a equipe que está empenhada na revisão do plano, ou seja, apresentando futuramente uma proposta de tratamento, escoamento e saneamento para a população, certamente haverá uma boa aceitação muito grande nessa área", explicou o Pastor.

O Líder comunitário do povoado Robalo e adjacências, José Firmo Santos, que é morador do bairro há mais de 30 anos e líder há mais de 20, ressaltou que a Zona de Expansão de Aracaju está crescendo de forma desordenada e muito rapidamente. "A nossa maior preocupação é que essa região cresça e se desenvolva, que as construtoras também tem direito de ocupar o seu espaço, de vender os seus imóveis, mas que haja um crescimento equilibrado, de maneira que respeite a natureza e as características ambientais da zona de expansão".