PSE e Unidade de Saúde Mazze Lucas avaliam saúde de estudantes

Saúde
01/10/2015 11h58

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ministro Geraldo Barreto Sobral, localizada no bairro Cidade Nova, receberam orientações e avaliações de saúde na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro. A ação foi realizada através do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Mazze Lucas e com os estudantes de enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit). Foram realizadas avaliação antropométrica (medição de peso e altura), verificação do Índice de Massa Corporal (IMC), triagem oftalmológica e atualização do cartão de vacina.

Além disso, os estudantes participaram da Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Geohelmintíases, por meio da administração de um comprimido antiparasitário (albendazol 400 mg). E também entregaram o questionário respondido pelos pais para liberação da administração do vermífugo.

Para a médica da Unidade de Saúde, Thaís Barreto de Rezende, essas ações são desenvolvidas sempre em comum acordo entre a equipe da escola e da unidade. “A parceria entre saúde e educação é essencial, pois após essa avaliação inicial, nós encaminhamos os alunos com alguma alteração, seja de sobrepeso ou desnutrição, para a unidade de saúde”, destacou.

De acordo com a professora de enfermagem da Unit, Fábia Luana, esse é o primeiro momento que os acadêmicos estão realizando avaliações nessa escola. “Nós estamos vindo em três momentos, cada um com uma equipe. Essa parceria está sendo muito importante, tanto para ajudar as equipes no desenvolvimento das atividades, como também para que os acadêmicos vivenciem na prática como funciona o PSE”, ressaltou.

O aluno Antony Vinícius, 7 anos, explicou que foi muito boa a avaliação  dos profissionais. “Antes de começar eu estava com um pouco de medo da consulta de vista. Já descobri que não tenho nenhum problema, estou enxergando muito bem. Mas eles me explicaram direitinho o que eu preciso melhorar”, destacou.

Segundo a referência técnica do PSE, Aline Vieira, os alunos com alguma alteração na visão serão diretamente encaminhados para o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Augusto Franco. “Nós pegamos os dados desses alunos e assim que marcarmos a data, iremos ligar para os pais ou responsáveis avisando das consultas”, finalizou.

O médico da Unidade de Saúde Ministro Costa Cavalcante, Alfredo Andrade, realizou a ação para os estudantes da Escola Estadual Monteiro Lobato, junto com estudantes de medicina da UFS. "Nós avaliamos 93 alunos, sendo que 74 estão com a visão normal, mas 19 alunos estão com  a visão alterada, por isso nós vamos realizar o encaminhamento para a consulta oftalmológica. Além disso, os profissionais da unidade avaliaram a situação vacinal e também a saúde bucal dos estudantes".

Ainda nesta quinta-feira, as mesmas ações também estão sendo desenvolvidas na Escola Estadual Poeta Garcia Rosa e Barão de Mauá, além das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Zalda Gama, Alencar Cardoso e Manoel Bonfim.