Crianças se encantam com programação de 1 ano do Centro Cultural

Cultura
20/10/2015 14h52

“Aqui é tudo mágico, tudo lindo”. A frase dita pela pequena Jenifer do Carmo define o encantamento transmitido para os visitantes pelo antigo prédio da Alfândega, hoje Centro Cultural de Aracaju. A unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) comemora hoje, 20, seu primeiro ano de funcionamento com uma programação que proporcionará ao aracajuano 12 horas ininterruptas de cultura e arte.

Iniciada com a apresentação do Coral da Emsurb, comandado pelo maestro Sérgio Teles, a programação atraiu alunos de diversas escolas, que encontraram no espaço não somente a parte histórica, ressaltada em sua arquitetura e cômodos, como também atividades lúdicas que enaltecem a cultura popular e incentivam a forma de pensar.

Roda de Capoeira, apresentada na Praça General Valadão e encenação artística, ambas da Escola de Arte Valdice Teles, garantiram a diversão das crianças e a valorização da cultura afro. Atentos aos movimentos do Mestre Pequeno, as crianças que não desgrudavam os olhos curiosos aos poucos foram se rendendo ao som do berimbau e caíram na roda.

As gargalhadas ficaram por conta da peça teatral Ananse, uma lenda africana, que trouxe para os pequeninos histórias de povos antigos, contos que encantaram e emocionaram quem assistia, a exemplo de Alane Oliveira, que disse lembrar das histórias contadas por avó.  “Eu gostei de tudo, mas a parte do teatro para mim foi a melhor”, falou.

A professora da Escola Municipal Raquel Côrtes, Rosangela Melo, falou estar feliz com o espaço e com tudo que ele representa para os sergipanos, servindo também como um incentivador do reconhecimento da nossa própria cultura.

“O Centro é um local que proporciona a nós professores a oportunidade de unir a prática escolar com o lazer. Aqui as crianças além de brincarem, elas aprendem lições de cidadania, conservação do patrimônio e a importância da nossa cultura”, falou a educadora, que disse incentivar os pequenos em sala de aula através de trabalhos de pesquisa.

A programação alusiva ao aniversário de 1 ano de funcionamento do espaço proporciona atividades para crianças e adultos. A programação segue até às 21h, confira abaixo:

14h Apresentação do Coral da Petrobras

15h Apresentação teatral Espetáculo Maria Feliz

16h Apresentação da Orquestra de Câmara da Escola de Arte Valdice Teles

16:30h  Espetáculo circense Circo sem lona        

18h Apresentação do Coral da Escola de Arte Valdice Teles         

18:15h  Apresentação do Grupo de Dança contemporânea da Escola de Arte Valdice Teles          

18:30h  Apresentação do Grupo de Balé Infantil da Escola de Arte Valdice Teles

18:45h  Apresentação do Grupo de Balé Clássico da Escola de Arte Valdice Teles

19h Apresentação do Grupo Renantique, Música e Dança

20h Apresentação do Espetáculo de Canto Zeq Oliver