Integrantes da Guarda Municipal passam por capacitação em defesa pessoal e imobilizações táticas

Guarda Municipal
22/10/2015 10h21

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) acaba de realizar mais uma capacitação técnica em Defesa Pessoal com integrantes da Ronda Escolar e da Ronda dos Mercados (Rondam) em seu centro de treinamento. Além dos guardiões de Aracaju, participaram do curso guardas municipais e agentes de trânsito das cidades de Carmópolis, Lagarto e Simão Dias.

A ação faz parte da política de atualização profissional implementada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) aos órgãos vinculados, entre eles, a GMA.

Um dos instrutores da capacitação foi o guarda municipal de Aracaju e faixa preta de taekwondo, Geandson Viana. De acordo com ele, a capacitação visa minimizar danos mais graves à integridade física de suspeitos durante as ocorrências. "As técnicas empregadas nessa capacitação tem o objetivo de reciclar nosso corpo de colaboradores nas técnicas mais modernas de imobilização, tendo em vista que esta é uma ação muito comum em nosso dia a dia. O emprego correto dessas técnicas visa diminuir os riscos de lesões, bem como diminui drasticamente o emprego de arma de fogo, resguardando a integridade física de suspeitos que precisem sem contidos", declara Geandson Viana.

A Guarda Municipal do município de Simão Dias, enviou cinco integrantes da instituição para participar da capacitação, entre eles o diretor adjunto e o diretor geral, Alex Santos da Silva. "A Guarda Municipal de Simão Dias está sempre em busca de embasamento jurídico para suas ações e aperfeiçoamento técnico para seus colaboradores. Vimos nessa instrução uma oportunidade de capacitar uma parte de nossos colaboradores e estreitar a relação com a GMA", afirma Alex.

A atualização em defesa pessoal trabalhou o uso da tonfa, técnicas de algemação e imobilizações táticas.