Guarda Municipal firma parceria com Corpo de Bombeiros para capacitação de adestradores de cães policiais

Guarda Municipal
29/10/2015 16h31

Dentro de pouco tempo o Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) contará com o incremento para suas ações. Trata-se do canil, espaço de criação e adestramento de cães para policiamento em praças, controle de distúrbios civis, patrulhamento tático, busca de entorpecentes e demonstração em escolas e eventos.

Mais um passo para a realização do projeto será dado entre os dias 23 de novembro a 02 de dezembro através da participação de dois integrantes do grupamento no Curso de Adestramento Básico Canino (CBK-9) que será realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM-SE) através do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. "Com o objetivo de estreitar ainda mais a relação harmoniosa que existe entre o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e a Guarda Municipal de Aracaju, nós estamos ofertando duas vagas para o curso de adestramento com o intuito de capacitar os integrantes da GMA", afirma o tenente Carvalho do CBM-SE.

O curso teórico/prático formará cinotécnicos, pessoas com habilitação no estudo da anatomia, comportamento, psicologia e treino de cães para uma atividade específica, no caso da Guarda Municipal de Aracaju, a atividade de segurança pública. Além da GMA, participarão do curso a Polícia Militar de Sergipe, o próprio Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e as guardas municipais de Estância, Nossa Senhora do Socorro, Propriá e Carmópolis.

De acordo com o sub-comandante da GMA, capitão Jonatas Souza, a criação do canil e a capacitação refletem a política de valorização implementada pela Prefeitura Municipal de Aracaju e pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania. "A Guarda Municipal de Aracaju vem experimentando um crescimento muito grande nos últimos anos fruto da visão vanguardista do executivo municipal e da Semdec. Essa visão tem garantido investimentos e capacitação ao corpo de colaboradores da instituição, além de diversas parcerias como a que está sendo firmada com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe para a realização desse curso", finaliza Jonatas.