Unidades de Saúde reúnem profissionais para falar sobre a microcefalia

Saúde
01/12/2015 16h50
Início > Notícias > Unidades de Saúde reúnem profissionais para falar sobre a microcefalia

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando diversas reuniões nas Unidades de Saúde da Família (USFs) para alertar sobre a microcefalia. Na manhã desta terça-feira, 1º, as USFs Porto D'antas e José Augusto Barreto, reuniram todas as equipes de profissionais para sensibilizar e mobilizar os trabalhadores sobre como proceder quanto aos casos e suspeitas de microcefalia em nascidos vivos residentes na capital. A doença, que é uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada para idade e sexo, está relacionada ao Zika vírus, que é transmitido pelo Aedes Aegypti, mosquito que também transmite a dengue e a febre chikungunya. 

De acordo com a apoiadora da 6ª Região, Luciana Macário, essas reuniões estão sendo necessárias para solicitar que todos os profissionais de saúde reforcem o trabalho de educação em saúde que deve ser feito para a população combater os focos do mosquito. “Nosso objetivo foi explicar como a microcefalia atinge os bebês, reforçando que a forma de prevenção da doença é combatendo os focos do mosquito. Orientamos sobre a importância de não deixar água acumulada, fazer a higienização correta dos vasos e lavanderias, e sempre tampar os reservatórios e caixas d’água. O importante é fazer com que a população se conscientize e faça a sua parte e, por isso, que estamos mobilizando esses trabalhadores”, destacou.

Luciana Macário ainda afirmou que durante a reunião foram definidas algumas estratégias para orientar os moradores da região sobre o combate ao mosquito. “Nossos profissionais irão fazer um trabalho de educação em saúde nas salas de espera, pois enquanto a pessoa espera pela consulta pode está recebendo alguma informação importante. Outra estratégia é reunir os agentes comunitários de saúde, enfermeiros e médicos para fazer visitas em equipe por micro-área. Isso intensifica o alerta ao mosquito e faz com a que os moradores também abracem essa causa de combate ao Aedes”.

Para a odontóloga da USF Porto Dantas, Paula Francinete Coelho Nascimento, essa reunião foi um ótimo momento para esclarecer algumas dúvidas. “A equipe reconheceu que é preciso combater os focos do mosquito. Foi um momento de fortalecer o sentimento de equipe, pois a doença já está instalada e agora o segredo é combater que o mosquito se prolifere. Precisamos trabalhar juntos para sensibilizar a comunidade”, disse a profissional.

De acordo com o coordenador da Rede de Atenção Primária, Murillo Oliveira, diversas unidades estão passando por essas reuniões para que o trabalho seja intensificado em cada localidade. “As reuniões já foram realizadas nas USFs Francisco Fonseca, Eunice Barbosa, Adel Nunes. E nesta quinta-feira, 3, a reunião será na USF José Machado de Souza”, informou.