EMEF Freitas Brandão incentiva alunos a pesquisa e a busca de conhecimentos por meio de Feira de Ciências

Educação
01/12/2015 18h03

Apresentar propostas e alternativas de utilização do conhecimento para melhorar a vida do homem e das gerações futuras. Esse foi um dos objetivos da Feira de Ciências que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) General Freitas Brandão realizou. As atividades começaram no início no segundo semestre do ano letivo de 2015, em agosto, com apresentação do esboço do projeto aos educadores.

Durante o segundo semestre foi divulgado o Projeto da Feira de Ciências para as turmas, com estudo e preparação do material junto com acompanhamento e questionamentos sobre pontos positivos e negativos dos trabalhos desenvolvidos na sala de aula. As pesquisas foram feitas durante os meses de setembro, outubro e novembro, com envolvimento dos professores e alunos.

A diretora, Karine Belchior, explica a importância do projeto em adquirir novos conhecimentos. "Os experimentos fazem com que eles conheçam a ciência de fato, vinculando a teoria com a prática. Isso realmente encantou os alunos, foram semanas bem envolvidas, eles estavam bem interessados buscando o conhecimento", afirmou.

A escola visa que o projeto faça com que os alunos possam compreender a ciência como um conjunto de conhecimentos sistematizados, produzidos socialmente ao longo da história, na busca da compreensão e transformação da natureza e da sociedade, reconhecendo a importância e contribuições da ciência para a valorização da vida em nosso planeta e para a humanização plena dos sujeitos humanos.

Karina Bomfim, professora de ciências, fala que os alunos estão bem empolgados. "Desde o início do segundo semestre a escola vem trabalhando com eles, e estamos na expectativa para as apresentações dos projetos. Foi despertada a criatividade e descobertas fantásticas, isso é muito gratificante para um professor", ressalta Karina.

O aluno do 6º ano, Ítalo dos Santos Almeida, relatou sobre a felicidade de participar da feira. "É algo que eu nunca tinha feito antes, estou gostando muito, e mesmo passando o final de semana correndo atrás dos materiais estou muito feliz por ter dado tudo certo", concluiu.