USF do Lamarão realiza caminhada contra o Aedes aegypti

Saúde
30/12/2015 16h35

A Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Fernandes de Melo, localizada no bairro Lamarão, realizou na manhã desta quarta-feira, 30, caminhada e panfletagem contra o mosquito Aedes aegypti (transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya). A ação contou com a presença dos agentes comunitários de Saúde, agentes de Endemias, assistente social, enfermeiras e o Conselho de Segurança. Na ocasião, uma viatura da Polícia Militar também acompanhou a caminhada e colaborou na luta contra o mosquito.

“Percorremos 15 ruas e uma avenida conscientizando a população para que todos entrem nesse combate contra o Aedes aegypti. aproveitamos também para realizarmos uma grande panfletagem com dados sobre o mosquito e as doenças causadas por ele. Essa ação serviu de alerta a toda comunidade do Lamarão, o que consequentimente aproxima ainda os pacientes da nossa unidade”, disse a gerente da USF Carlos Fernandes de Melo, Bartira Silva Fraga.

No último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), o bairro Lamarão pontuou 1.5 considerado médio risco (alerta). Durante a pesquisa, os agentes encontraram inúmeros focos dentro de lavanderias.

“A população não deve vacilar. Constantemente pedimos que os cidadãos endossem esse combate, que vistoriem suas casas e conversem com os vizinhos para que todos eliminem o mosquito. Qualquer recipiente pode virar um reservatório, por menor que seja. Lembrando que já estamos no verão, clima propício para a proliferação do mosquito, então precisamos começar 2016 renovando essa luta contra o Aedes aegypti”, enfatizou coordenadora do Programa de Controle da Dengue de Aracaju, Taise Cavalcante.