Operação Limpeza é realizada no Bairro Getúlio Vargas

Meio Ambiente
18/01/2016 16h54

A Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), realizou na manhã desta segunda-feira, 18, a operação de limpeza na rua Porta da Folha, bairro Getúlio Vargas.

Os fiscais ambientais da Sema estiveram no local e detectaram resíduos descartados irregularmente em terreno baldio próximo a Avenida Desembargador Maynard. No local foram encontrados colchões, madeiras, carcaças de aparelhos de televisão e, principalmente, resíduos de construção civil e volumosos. A equipe da Sema solicitou à Emsurb para que efetuasse a limpeza do terreno ainda nesta manhã.

"A situação do local era crítica, muito lixo, o que poderia acarretar na proliferação do mosquito da dengue. Realizamos a operação com o apoio de órgãos como a Emsurb e GMA, a fim de combater esta problemática", informa o analista ambiental da Sema, Rafael Alves.

A fiscalização da Sema esteve no local há cerca de seis meses e a situação era semelhante. Na época, a urgência em resolver o problema, diante dos riscos que aquele terreno estava causando à população, a Emsurb limpou e murou o local. Mas a população encontrou um novo jeito de descartar o lixo.

"Mesmo com o muro para inibir essas ações, a população abriu um buraco no muro e estão descartando resíduos. Lixos domiciliares e de construção civil são os mais encontrados", lamenta o coordenador de limpeza de vias públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira. A coleta no bairro Getúlio Vargas é realizada todas as segundas, quartas e sextas-feiras.