Estruturas verticais da Praia Formosa marcam nova fase da obra

Infraestrutura
21/03/2016 15h42

Transformar um local que antes apresentava risco aos prédios situado às margens e infestado por microorganismos danosos à saúde em um cartão postal e construído conforme preceitos técnicos sustentáveis e ambientalmente viáveis. Estes são alguns dos ganhos reais para a cidade com a construção do calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, que ganha um novo ritmo e segue sendo erguidas as estruturas verticais que farão parte do parque arquitetônico.

O calçadão possuirá um complexo urbanístico moderno que vai permitir, além da integração física, elementos contemplativos. Aracajuanos e visitantes terão acesso a Internet gratuita, através de pontos com Wi-Fi espalhados em locais estratégicos. A urbanização conta com espelho e túnel d'água, jardim vertical e espaço de convivência sombreado.

A iluminação será uma das grandes novidades da Praia Formosa e será um primeiro espaço publico dotado de lâmpadas de LED, que são mais potentes e mais econômicas que as de vapor de sódio e de vapor metálico. A sustentabilidade na iluminação pública também será outro ponto positivo já que haverá placas fotovoltaicas montadas para absorver o calor do sol e transformá-lo em energia a fim de reduzir os custos.  

A Prefeitura vai implantar um posto policial no local para fazer o patrulhamento e aumentar a tranquilidade, não só de quem vai visitar a renovada Praia Formosa, mas também das adjacências. 

Todo o calçadão da Praia Formosa abrangerá uma área de 20 mil metros quadrados e possuirá grandes atrativos para a população: equipamentos de ginástica para prática de atividades lúdicas de crianças, jovens, adultos e idosos; um espelho d'água, para oferecer o devido requinte aos usuários; parede de escalada, ciclovias e carrosséis; e um mirante com teto de gramíneas verdes e um píer para contemplar a bela vista que o leito do Rio Poxim oferece. 

Orçada em R$ 5 milhões em recursos próprios, a obra ganha um novo ritmo e as estruturas verticais estão sendo construídas conforme o cronograma e o projeto inicial.