Comunidade do povoado Areia Branca conversa com secretário da Saúde

Saúde
13/05/2016 17h29

Atendendo convite de pessoas da comunidade, o secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida, esteve no final da manhã desta sexta-feira, 13, na Unidade de Saúde da Família (USF) João Bezerra. Fechada para reparos, o encontro, que contou com a participação da gerente Jamille, aconteceu na área externa da unidade, que, após passar dois dias sem funcionar, será reaberta na segunda-feira, 16.

Agradecendo a atenção do secretário em atender o convite de moradores do povoado, Gilson Nascimento listou alguns problemas enfrentados pela comunidade, em relação à USF. "A unidade está sendo reformada e precisamos da ampliação de alguns serviços, a exemplo de pediatra pela manhã e mais atendimento odontológico", informou ele. Outra solicitação foi relacionada à ginecologia. "Não temos a especialidade aqui".

Explicando que existem dois Centros de Especialidades Médicas - Cemar Augusto Franco e Siqueira Campos - o secretário Antônio Almeida informou que estaria vendo o que era possível fazer para melhoria no atendimento à população, não só em relação à estrutura física, mas também de profissionais. "Estamos finalizando os reparos da unidade e perco a participação da comunidade para que, na medida do possível, possamos avançar ainda mais nas melhorias".

O secretário citou que já foram tomadas também algumas medidas para agilizar a marcação de consultas e/ou exames especializados. "Colocamos pessoal para passar todos os dias nas unidades, para recolher o que for preciso, dar encaminhamentos em outros setores da secretaria. Estamos inclusive fazendo mutirão de ultrassom, pois queremos zerar a fila que temos. E neste sentido, precisamos contar com a parceria da população, pois têm pessoas que tem o exame agendado e deixam de comparecer, tirando vagas que poderiam ser destinadas a outros usuários, que também precisam".

Manoel, conhecido na comunidade por Zé Rolo, já foi conselheiro local por cinco anos, ficou satisfeito com o encontro informal com o secretário. "Foi bastante proveitoso e já estamos vendo as melhorias chegarem aqui na comunidade e o secretário reforçou pra gente que, qualquer problema, sempre conversar com a gerente para que ela possa estar ajudando a resolver". Já aposentada, Rosimeire Nunes também participou do bate papo. "O secretário ouviu a gente e abriu caminhos para que possamos estar dialogando. Foi ótimo".

O auxiliar de serviços gerais Welmo Araújo Oliveira, que estava acompanhando da esposa e do filho, reforçou a importância da presença do secretário na comunidade. "Ele ouviu a comunidade, as demandas que ela tem em relação à saúde, a exemplo de exames, consultas, dentista e medicamentos. Ele se comprometeu em estar estudando os problemas e encaminhar as possíveis soluções. Temos que agradecer ao secretário por ter vindo até aqui com a equipe, ouvir a nossa comunidade".

Antônio Almeida se colocou à disposição para ouvir o grupo. "Temos a Ouvidoria da Saúde e pedimos que vocês registrem os problemas através dela, para que possamos conhecer o que está acontecendo e buscar as soluções. Estamos à disposição, não só o secretário, mas toda a equipe de gestores da Secretaria da Saúde", finalizou.