Na manhã desta sexta-feira, 29, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), realizou a cerimônia de formatura de 142 alunos, participantes das 11 turmas dos cursos profissionalizantes, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), entre os meses de maio e julho. A solenidade aconteceu no Auditório Presidente Vargas, localizado no Bairro Siqueira Campos, e contou com a presença do Secretário Municipal da Articulação Política e Relações Institucionais, Roberto Góes, representando o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, e o gestor da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte, Carlos Eloy.
O secretário Roberto Góes destacou a importância da solenidade de qualificação profissional, afirmando que a educação sempre será a principal ferramenta de desenvolvimento do estado de Sergipe e do Brasil. "Quero parabenizar os formandos, a Fundat, a Semfas, e ao Senac, por esse grande trabalho que vêm desempenhando em Aracaju", diz Roberto. Para Gláucia Guerra, é motivo de muita alegria encerrar mais uma etapa de cursos profissionalizantes, pois gera ainda mais entusiasmo para persistir na excelência do trabalho realizado. " A qualificação está diretamente vinculada a uma política de assistência, na medida em que trabalhamos, por meio da capacitação, o empoderamento das pessoas, sobretudo aquelas que estão em desvantagem social e econômica", explica Gláucia.
Ela acredita que, através do conhecimento, o indivíduo encontra a forma mais acessível de ingressar no mercado de trabalho ou de se tornar um empreendedor. "A qualificação profissional é o melhor caminho para transformar vidas e melhorar a performance no dia a dia do trabalho, e estamos aqui à disposição de vocês com o serviço de cadastro de currículo da Agência do Trabalhador, junto com a equipe da área de empreendedorismo, que dará uma atenção especial aos alunos do curso de Educação Empreendedora e Financeira", finaliza Gláucia, agradecendo à equipe da Fundat e o apoio da Semfas e do Senac na execução de mais um ciclo de aprendizado.
Segundo o diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, é satisfatório saber que por meio do aprendizado, os alunos vivenciaram um processo de transformação, que resultou na segurança e no desejo de sentirem-se profissionais e capazes de modificar o contexto em que vivem. "A educação é aquilo que lhes é dado e ninguém mais tira, é um presente dado a vocês, graças à construção de cada um", expõe o diretor.
Ele também aconselha os formandos a continuarem investindo tempo e dedicação aos estudos, a fim de concretizarem os objetivos pessoais. "Prossigam estudando porque a gente não se forma definitivamente, e sim parcialmente, e vai continuar se formando ao longo da vida para ser aquele profissional cobiçado, que nunca faltará emprego, mesmo nas piores crises, então, tenham coragem diante da vida e não esmoreçam, porque nós construímos a vida com os nossos projetos e aceitando os desafios", incentiva Paulo, reforçando o compromisso do Senac em permanecer de portas abertas para recebê-los.
Novas perspectivas
Ansiosa para vivenciar o aprendizado no curso de Manicure e Pedicure, a formanda Letícia Rodrigues, de 20 anos, conta que conseguiu assimilar os aspectos necessários para desempenhar a atividade, como a higienização e esterilização dos materiais, além da utilização de luvas. "Eu tinha curiosidade em aprender, fazemos as nossas unhas em casa, mas é um curso profissionalizante e a gente se torna um profissional e pode ter uma renda extra", diz a aluna, ressaltando a competência da instrutora durante todo o período de curso. "A professora era bem exigente, mas era para o aperfeiçoamento, para fazermos certo e no padrão, tudo certinho", afirma Letícia, salientando o êxito alcançado pela turma.
Talyane Oliveira, de 19 anos, escolheu o curso de Maquiador para transformar o que antes era apenas paixão, em uma profissão. "Maquiagem é uma coisa que eu gosto e todo mundo gosta", acredita a aluna, que após o curso, sente-se mais segura para atuar como maquiadora. "Pretendo seguir na área e entrar nesse ramo da beleza, agora vou fazer mais cursos, começar o de manicure esse mês", expõe a aluna, que finaliza esta etapa com a certeza de que o sucesso profissional é obtido por meio da certificação.
Convênio IGD
No total, 165 vagas foram disponibilizadas para os cursos de Manicure e Pedicure (160h), Agente de Limpeza e Conservação (160h), Maquiador (180h), Educação Empreendedora e Financeira (32h) e Informática Básica (70h). Os recursos financeiros foram provenientes do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), uma ferramenta adotada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para viabilizar estados e municípios a investirem em atividades voltadas à gestão do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.
Durante esses três meses de cursos, as turmas foram alocadas nas Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) da Fundat, situadas nos bairros Santos Dumont, Coroa do Meio e 17 de Março, além dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, Benjamin Alves, Pedro Averan, Carlos Hardman, Santa Maria e Enedina Bomfim.