Semasc e SEIDH capacitam técnicos para o CadÚnico

Assistência Social e Cidadania
13/02/2017 17h57

Teve início na manhã desta segunda-feira, 13, o curso preparatório para a seleção de futuros técnicos do Cadastro Único (CadÚnico). O treinamento, promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH), segue até o dia 15 de fevereiro. O objetivo de criar uma lista reserva para atender as necessidades das 16 unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

De acordo com a coordenadora de Benefícios Assistenciais da Semasc, Yolanda de Oliveira, a demanda de beneficiários cadastrados já chega a mais de 75 mil famílias, por isso a construção de um quadro de espera. "Essa relação já supera os dados divulgados pelo IBGE em 2010. A gente entende que Aracaju está bem na cobertura de atendimentos ao Cadastro Único, mas é preciso um contingente maior de profissionais para continuar qualificando estes dados. Assim teremos um diagnóstico mais específico das necessidades da nossa cidade."

O coordenador estadual do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, José Carlos Ferreira Passos, explica que as capacitações existem por conta da metodologia padrão que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) exige para o preenchimento de dados no sistema. "O modelo é igual para todos os Estados. Por isso é indispensável a atualização constante dos trabalhadores para a operacionalização do programa. Nosso objetivo é dar mais agilidade no processo de acesso às políticas públicas e aos serviços essenciais oferecidos à população."

Cadastramento

Para fazer parte do Cadastro Único é preciso procurar um dos Cras localizado nos bairros ou na Central de Atendimento da prefeitura. Para isso é necessário um recorte de renda per capita de até meio salário mínimo ou familiar de até três salários. O cadastro dá acesso a programas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Telefone Popular,Tarifa Social para Consumidor de Baixa Renda, entre outros.