Secretário dialoga com trabalhadores da UBS Adel Nunes

Saúde
09/05/2017 20h02

O secretário municipal da Saúde, André Sotero, se reuniu com os trabalhadores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adel Nunes, no bairro América, para ouvir as demandas das categorias e expor a filosofia de trabalho da gestão para a área assistencial, bem como medidas que estão sendo estudadas e viabilizadas para melhorar as condições de trabalho e a oferta dos serviços. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 9, na própria unidade e reuniu médicos, odontólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Os trabalhadores se surpreenderam com a presença do secretário, prática antes não existente na rede de saúde, de modo que a reunião foi muito participativa, com os servidores sentindo-se à vontade para expor ideias, preocupações e reclamações. Os principais questionamentos apresentados por eles relacionaram-se ao Projeto Acolhe, que busca melhorar o acesso dos usuários aos serviços; à situação dos municipalizados; ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da qualidade da Atenção Básica (Pmaq); e apresentaram reivindicações sobre a manutenção dos equipamentos e da estrutura da unidade de saúde. 

André Sotero ouviu a todos que quiseram se expressar e iniciou sua fala fazendo um apanhado geral de como encontrou a rede de saúde desconstruída, tanto no quesito assistencial quanto na questão da estrutura física; expôs sobre a situação financeira da secretaria, enfatizando o déficit mensal entre a receita e a despesa em torno de R$6 milhões; informou sobre os contratos irregulares herdados, que obrigou a gestão a renegociá-los para valores adequados; e destacou o empenho do prefeito Edvaldo Nogueira em equilibrar as contas da Saúde, adotando medidas como a redução dos cargos em comissão e revendo contratos de prestação de serviços na área de limpeza e higiene, com vistas ao corte de pessoal excedente.

“O prefeito Edvaldo Nogueira entrará para a história por ter atualizado o salário dos servidores, que sofriam há 15 meses com o atraso dos vencimentos. E este é um grande feito, uma vez que a administração municipal herdou um dívida gigantesca, mas com seriedade e responsabilidade conseguiu regularizar o pagamento em tão pouco tempo”, enfatizou Sotero junto aos servidores do Adel Nunes.

Reunir-se com os trabalhadores para discutir com as categorias um modelo assistencial de saúde que garanta acesso e dignidade aos usuários, bem como a qualificação das condições de trabalho é uma prática que o secretário André Sotero adotou como política de gestão. “É filosofia do prefeito Edvaldo Nogueira e deste secretário reconstruir a saúde pública de Aracaju de forma compartilhada com os trabalhadores e usuários. Por isso, estamos conversando com os trabalhadores, diretamente e através dos sindicatos, com os Conselhos Locais de Saúde, com o Conselho Municipal de Saúde e também levando a discussão para a Mesa de Negociação do SUS, composta por representantes de todas as categorias”, enfatizou o secretário.

Escutas

Ouvir o que os trabalhadores têm a dizer sobre a gestão, sobre os processos de trabalho, sobre a política de saúde, programas e assistência ao paciente é uma metodologia de trabalho que tem gerado reuniões periódicas nas unidades de saúde, capitaneadas ora pelo secretário ora pelo coordenador de Apoio, André Baião, que estão sempre acompanhados pelas apoiadoras das áreas, servidora que faz a ponte entre a unidade e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) . O objetivo é o de escutar os trabalhadores e levar suas demandas para a gestão, com vistas à solução, segundo informou a apoiadora Michele Dias dos Santos.