Secretário da Defesa Social dialoga com representante da Fiocruz/Senad

Defesa Social e Cidadania
25/08/2017 18h25

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania de Aracaju, Luis Fernando Almeida, esteve reunido na tarde desta sexta-feira, 25, com a formadora federal da equipe  Fiocruz/ Senad, Juliana de Bittencourt Escobar, para conversar sobre o Programa Famílias Fortes. Na ocasião, esteve em pauta o alinhamento das ações de prevenção desenvolvidas pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com as políticas promovidas pela equipe nacional de prevenção e pesquisa da organização.

O diálogo objetivou construir estratégias para fortalecer ações que estejam baseadas nas diretrizes internacionais de prevenção ao uso de drogas. Ganhou destaque o direcionamento para espaços formativos dedicados aos guardiões da GMA.

A representante do programa Famílias Fortes expressou a necessidade de seguir o direcionamento indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê a implementação de espaços de prevenção. "Nesse sentido, o secretário está ao lado para pensar os espaços de formação entre as duas equipes. A institucionalização desses espaços representa uma efetividade maior para essa proximidade", avaliou Juliana de Bittencourt Escobar, formadora federal da equipe Fiocruz/ Senad - Programa Famílias Fortes.

O secretário da Defesa Social, Luis Fernando, destaca a seriedade com a qual encara os problemas relacionados ao consumo abusivo de álcool e drogas. Ele revelou, também, que a atuação da Defesa Social é estratégica para atender às necessidades dos aracajuanos e que isso inclui a atenção a esse tema. "É uma iniciativa muito importante, que nós apoiamos. Vislumbramos que, a partir da chegada de novas turmas, nós possamos ampliar a formação de guardiões para que haja uma atuação, também, baseada nesse processo de prevenção, que o programa Famílias Fortes promove", acrescentou.

"Diante de tantas situações de violência, precisamos manter esse discurso voltado à prevenção. A conversa foi muito positiva e a expectativa é de que as ações ganhem ainda mais força", declarou Sabrina Smith, guarda municipal de Aracaju e coordenadora do Programa Anjos Azuis.

Programa Famílias Fortes

O programa Famílias Fortes é uma proposta de intervenção que tem por objetivo reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de substâncias por adolescentes. A ideia é construir ou fortalecer os vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o álcool, o tabaco e outras drogas.