Edvaldo e gestores da Saúde discutem Planejamento Estratégico de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
28/09/2017 18h24

Como prova de que a Saúde é uma prioridade na atual gestão, o prefeito Edvaldo Nogueira reuniu toda a equipe da secretaria responsável pela área, na tarde desta quinta-feira, 28, para discutir o Planejamento Estratégico com foco na pasta. O prefeito detalhou todo o processo de planejamento do município, enquanto a secretária Waneska Barboza apresentou os projetos da Saúde que estão inseridos no Plano Estratégico de Aracaju.

“Fiz questão de participar hoje desta reunião como forma de ratificar que a Saúde é uma prioridade do nosso governo. Precisamos melhorar os serviços para oferecer ao cidadão uma saúde com dignidade. Por isso, começamos as reuniões desta etapa do Planejamento Estratégico pela Saúde, dada a importância deste tema para o cidadão. São prioridades nossas melhorar a atenção básica, reduzir a fila dos exames, qualificar as nossas unidades básicas de saúde e Unidades de Pronto Atendimento e melhorar a média e alta complexidade”, afirmou Edvaldo.

Em sua apresentação, o prefeito expôs a visão estratégica do planejamento, pontuando a missão, a visão e os valores da gestão. É missão da atual gestão “tornar Aracaju referência da qualidade de vida, assegurar excelência dos serviços e promover desenvolvimento sustentável onde os cidadãos e cidadãs sejam protagonistas”. Já a visão é a "de que a cidade assuma seu papel de protagonismo na construção do bem-estar e da cidadania”. Para tanto, os valores do atual governo municipal, conforme explanou o prefeito, são a “a inovação, a gestão que promove resultados, a ética e transparência, a eficácia, a eficiência e a efetividade das políticas públicas, e o protagonismo do cidadão”. “O grau de mensuração da nossa eficiência é o grau de realização do nosso planejamento estratégico”, salientou.

Os projetos da Saúde


A secretária da Saúde, Waneska Barboza, detalhou os oito grandes projetos da pasta que estão presentes no Plano Estratégico da cidade. A partir deles, mais de 140 ações estão sendo desenvolvidas para tornar o planejamento realidade. Entre os projetos estão a qualificação da Atenção Básica; a implantação do Prontuário Eletrônico; a qualificação das Unidades de Pronto Atendimento e do Sistema de Regulação; a implementação da política de Educação Permanente, a revitalização da Academia da Cidade; as ações da Vigilância em Saúde, e a construção da maternidade no bairro 17 de Março.

“A realização destes projetos dependerá do esforço de todos que fazem a equipe da Secretaria da Saúde. É importante que materializemos cada uma das ações para reconstrução da Saúde. Todos devem se apropriar do nosso plano, dos projetos e entender cada etapa da execução, pois isto nos levará a torná-los realidade. Temos prazos, datas definidas, que precisam ser cumpridos”, disse ela, que apresentou ainda dados positivos de ações já desenvolvidas nos últimos meses.

Waneska destacou que está em desenvolvimento na secretaria o Processo Seletivo Simplificado para contratação de 514 profissionais, elencou nove unidades de saúde que estão passando por reforma e ampliação, num investimento superior a R$ 1 milhão, e a autorização de 320 mil procedimentos na Média e Alta Complexidade por mês, o que representou uma ampliação de 45%, além da diminuição do tempo de espera pela metade.