Assistência realiza sensibilização ao combate à exploração sexual na Orla de Atalaia

Assistência Social e Cidadania
29/11/2017 22h13

Buscar o apoio dos donos de bares e restaurantes no combate ao trabalho infantil e à exploração sexual. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal da Assistência Social ao realizar mais uma abordagem social na Orla de Atalaia, na tarde desta quarta-feira, 29. 
 
Aracaju é uma cidade com forte apelo turístico e, durante os meses de dezembro e janeiro, recebe uma grande quantidade de pessoas. Nesse período, é importante que a sociedade atente para o aumento da incidência do trabalho infantil e da exploração sexual. Para alertar e erradicar as práticas na capital sergipana, a Secretaria Municipal da Assistência Social tem trabalhado constantemente na sensibilização da sociedade e em parcerias com entidades públicas e privadas. 
 
Para a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, trabalhar em parceria com a sociedade é sempre a melhor alternativa. “Sempre que possível procuramos o apoio da população em nossas ações e esse é um tema de que os cidadãos não podem se eximir. Para que as nossas crianças e adolescentes sejam protegidos, precisamos de todos juntos para denunciar e não naturalizar as agressões contra os nossos pequenos. Temos trabalhado em união também com toda a rede de proteção social na sensibilização da comunidade”. 
 
Segundo a assessora técnica da Proteção Social Especial da Assistência, Lorena Magno, a receptividade da população foi bastante positiva. “Fomos até a Orla com o intuito de atingir os donos de bares e restaurantes para que eles estejam junto conosco no combate à exploração sexual e o trabalho infantil. Eu considero o resultado da nossa ação bastante proveitoso, porque conseguimos o apoio de muitas pessoas, o que é muito importante. Se cada um repercutir a mensagem que passamos, já teremos uma amplitude gigantesca e isso quer dizer que mais pessoas estarão engajadas em nosso propósito”. 
 
Moisés dos Santos, gerente administrativo de uma lanchonete de açaí, garante que está em ao lado da administração municipal neste combate. "Nós consideramos a responsabilidade social algo extremamente importante, por isso somos uma empresa que se insere nas boas iniciativas e nos projetos de sucesso, em prol da população. O nosso público aqui é bastante diversificado, então nós temos um cuidado ainda maior com essa questão da exploração sexual. Nos juntamos à Prefeitura de Aracaju para dizer não a esses crimes tão bárbaros”, explica. 

André Aragão Souza  é bacharel em Direito e entende que quanto mais essa temática é tratada com o grande público, menos as pessoas naturalizam os abusos. “É necessário ter um olhar mais crítico para essas questões, porque apesar dessa prática existir há muito tempo, a mídia começou a ser mais incisiva sobre esse assunto e isso tem feito com que as pessoas tenham coragem de denunciar e não fiquem mais caladas. Acredito que cada vez mais esse tema deve ganhar notoriedade e que todos os cidadãos precisam incentivar tanto a denúncia por parte da vítima quanto a proteção da criança e do adolescente, por parte da sociedade”. 
 
O trabalho não para
 
Na última terça-feira, 28, Eliane Aquino recebeu um grupo de São Paulo que desenvolverá o Programa de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Decorrente da Atividade de Turismo. Na próxima sexta-feira, 1º de dezembro, em parceria com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a equipe da Assistência receberá os turistas no Aeroporto Internacional Santa Maria com o mesmo material gráfico disponibilizado durante a ação na Orla de Atalaia.