Planejamento estratégico fortalece ações da Fundat para 2018

Formação para o Trabalho
19/01/2018 16h55
Início > Notícias > Planejamento estratégico fortalece ações da Fundat para 2018

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura Municipal de Aracaju não mede esforços para reorganizar o controle dos dispêndios pertencentes à máquina pública. Partindo desta meta, uma das principais medidas adotadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira foi o contingenciamento das despesas em 20% do orçamento, focando não apenas na redução, como também na qualidade da aplicação dos gastos.

Determinada a cumprir com o desafio, a equipe gestora da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) empenhou-se junto à PMA, ao longo de 2017, para elaborar um planejamento estratégico que auxiliasse no cumprimento da proposta de redução e manutenção orçamentária, além do pagamento das dívidas, resultando na diminuição significativa do custeio com energia elétrica, telefonia, combustível, entre outros. Junto a isso, o planejamento também ocasionou o fortalecimento dos Programas Mais Qualificação, Mais Trabalho e Mais Renda, componentes estruturantes da Fundat.

De acordo com o presidente da Fundação, Luiz Roberto Dantas, o caminho mais correto para o aperfeiçoamento das atividades é planejando ações estratégicas que devem ser pensadas e conduzidas pela equipe de Assessoria de Planejamento (Asplandi) do órgão. "A tarefa é identificar os pontos fracos e fortalecer as oportunidades para a redefinição das metas. Dessa forma, continuamos com o nosso alvo de honrar os compromissos concernentes à missão da Fundat que é a de transformar a vida do aracajuano, qualificando-o profissionalmente e inserindo-o no mercado de trabalho", destaca Luiz Roberto.

Em 2017, das metas atingidas no eixo Mais Qualificação, esfera responsável pela formação profissional, o destaque vai para a oferta de mais de quatro mil vagas, entre cursos livres e capacitações realizadas com instituições parceiras. Além disso, o percentual de evasão de alunos foi de apenas 12%.

No eixo Mais Trabalho, encarregado do processo de encaminhamento de mão de obra qualificada, a Fundat realizou a emissão de mais de três mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), encaminhou cerca de quatro mil aracajuanos para o mercado de trabalho e alcançou a marca de 18,14% no quesito empregabilidade, superando a meta de 15% estipulada no ano passado. "O objetivo é mantermos este número e aumentarmos o investimento da captação de novas empresas", pontua Luiz.

Já as ações de fomento ao empreendedorismo, executadas pelo eixo Mais Renda, a meta alcançada foi de quase 100 formalizações de Microempreendedores individuais (MEIs) e participação em mais de 1.000 palestras, seminários e workshops direcionados à temática empreendedora.

Segundo o representante da Asplandi, Tales Rodrigues, o setor possui um papel extremamente importante dentro da Fundação, pois é ele quem controla e acompanha os prazos da execução de cada projeto desenvolvido pela Fundat, além de se preocupar com o correto funcionamento do setor administrativo/financeiro. "A nossa função também é a de planejar junto às diretorias de Formação Profissional e de Cooperativismo e Empreendedorismo, novas ações voltadas à capacitação e geração de emprego e renda com o intuito de melhorar os serviços já desenvolvidos", explica Tales.

Projetos para 2018

Para este ano, o planejamento estratégico traçou novos projetos que consolidarão ainda mais o trabalho desempenhado pela Fundat na capital. Entre eles, está o Programa Fundat Inteligente, com foco em promover a integração das ações por meio de plataformas tecnológicas; o Programa Economia Criativa, que visa a execução de ideias que incentivem a produção e a comercialização de bens e serviços direcionados ao segmento citado e a instalação, em parceria com o Ministério do Trabalho, do Sistema Nacional de Emprego (Sine), centrado em fortificar a intermediação de mão de obra e a qualificação profissional.