Secretário Jorge Araujo é homenageado por grupo de escoteiros

Juventude e Esporte
02/02/2018 15h20

O secretário Jorge Araujo Filho, recebeu na manhã desta sexta-feira, 2, em seu gabinete, os diretores de dois grupos de escoteiros da capital, Marcos Antônio Correia Santos Júnior, do grupo Sergipe Del Rey, e o senhor José Augusto Guimarães, diretor do grupo de escoteiros Cruzeiro do Sul, este último com mais de 40 anos de fundação.
O motivo da visita, foi prestar uma homenagem pelo apoio incondicional ao movimento escotista no estado. Na oportunidade, o secretário recebeu das mãos dos diretores, o troféu “amigo escoteiro”.

Jorge Araujo destaca que a ajuda e o reconhecimento é recíproco, pois os escoteiros sempre estão em alerta, e prontos a ajudar nas atividades da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), como por exemplo a Corrida Cidade de Aracaju. No ano passado, eles estiveram espalhados pelos pontos de hidratação da prova, distribuindo água aos corredores. “Eles são fundamentais para nos auxiliar em um ponto sensível da prova, que é a distribuição de água para os atletas. E na edição do ano passado não houve uma reclamação sequer sobre esse quesito, graças à ajuda desses jovens que promovem ações sociais”, destaca o secretário.

“A Sejesp, através do secretário Jorge Araujo, sempre que pode, ajuda e envolve o movimento escoteiro em suas ações. Muitas vezes nos ajudam com equipamentos, outras vezes com a presença de professores de Educação Física em nossas atividades recreativas. E por isso, estamos aqui prestando essa pequena homenagem”, disse Marcos Antônio, diretor do Sergipe Del Rey.

O movimento escoteiro

A origem do escotismo se deu através de um evento que ocorreu na Ilha de Brownsea, no Canal da Mancha, com 20 jovens, de 12 a 16 anos de idade, organizado por Baden-Powell, que ensinou técnicas de primeiro socorros, observação, segurança e orientação.

O movimento tem cunho educacional e busca desenvolver nos jovens o espírito de liderança, através de atividades com a comunidade onde atuam, e jovens engajados ajudam a construir um mundo melhor, mais justo e fraterno. Para se juntar ao movimento como jovem, é preciso ter entre 6 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

Quem tiver interesse em fazer parte do movimento escotista, pode procurar pelos Grupos Sergipe Del Rey ou Cruzeiro do Sul, na internet. Ao entrar no site basta entrar em contato com as lideranças.