Sejesp e parceiros alinham preparativos para Corrida Cidade de Aracaju

Juventude e Esporte
05/02/2018 16h38

O início do mês de fevereiro foi marcado por mais um passo para a realização da 35ª edição da Corrida Cidade de Aracaju.  A Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), visando melhorar ano a ano a organização da mais tradicional prova de rua do estado e uma das mais importantes da região Norte/Nordeste, vem realizando diversas reuniões técnicas com os órgãos parceiros, que oferecerão suporte à prova

"Temos feito reuniões todos os dias com os nossos apoiadores. A corrida tem se tornado cada vez mais um evento onde todos se envolvem dentro das suas possibilidades e sempre na parceria, afinal de contas, todos somos um time. Esse ano a gente está aumentando um pouco a logística, devido ao aumento do porte da corrida. A competição vai ser em um sábado, portanto estamos atraindo muito mais corredores de fora do estado, e vamos bater recorde de inscrições. Então nossa preocupação redobra com tudo que envolve esse dia, para não ter nenhum tipo de problema", disse o secretário Jorge Araujo Filho.

A discussão tem como foco definir a contribuição de cada órgão. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) auxiliará com os pontos de energia no local da chegada, e a Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) irá viabilizar sete ônibus para transporte dos atletas e equipes de trabalho.

O diretor operacional da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Morais, também colocou os serviços à disposição. "Observamos essa corrida como mais um ponto positivo da cidade, e nos colocamos à disposição para se somar a esses outros órgãos. Estamos dispostos a fazer todo o trabalho de limpeza, os banheiros químicos e a iluminação com as gambiarras", explicou.

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) disponibilizará um total de 52 homens, e o 28° Batalhão de Caçadores irá apoiar com 20 militares. Já o suporte aos pontos de hidratação e entrega de medalhas ficará por conta dos escoteiros Cruzeiro do Sul e Bandeirantes. As vias, bloqueios e trânsito ao longo da prova serão monitorados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).


"Nossa função é garantir o direito de ir e vir de cada morador, sem prejudicar tanto a cada um. O bloqueio começa a partir das 14h, e o prazo final é até as 19h30. Vamos desbloqueando as vias à medida que o último corredor vai passando", explicou Everaldo Silva, supervisor da SMTT.

A Major Carla Cristina, do Corpo de Bombeiros, também assegurou o suporte. "A corrida em si é benéfica para toda capital, e estamos aqui para apoiar. Ajudaremos com a nossa ambulância acompanhando e atendendo aos atletas, caso haja necessidade", esclareceu.


Representantes do Hospital Municipal Zona Norte Doutor Nestor Piva, do Hospital Municipal Zona Sul Desembargador Fernando Franco, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES) também se reuniram com as equipes da Sejesp para alinhar o apoio à corrida.

"A Secretaria de Estado da Saúde está apoiando, juntamente com o Samu, com viaturas acompanhando todo percurso e auxiliando os postos com equipamentos para montagem. Se houver alguma necessidade, não só os atletas, mas todos que forem prestigiar o evento, serão atendidos da melhor forma possível", afirmou Neuzice Lima, representante da SES.

A coordenadora geral do Hospital Nestor Piva, Camila Beatriz, juntou-se ao time de envolvidos. "A saúde está apoiando esse evento junto a outros órgãos dando auxílio aos corredores, caso precisem. Então vamos montar um ponto, que será no final da corrida e estará equipado com médicos, enfermeiros, equipamentos e medicações básicas para os primeiros atendimentos. E ficaremos com as duas unidades de pronto atendimento, tanto na zona Sul, quanto na zona Norte, para atender esses possíveis pacientes", declarou.