Fundat participa de Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Aracaju

Formação para o Trabalho
28/02/2018 18h08
Início > Notícias > Fundat participa de Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Aracaju

Sempre envolvida com ações de incentivo à  qualificação do aracajuano, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) participou, nos dias 27 e 28 de fevereiro, da primeira edição da Mostra Pedagógica e Empreendedora das Escolas da Rede Municipal de Educação de Aracaju, realizado pela Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), através do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe).

O objetivo do evento é promover a socialização das produções pedagógicas desenvolvidas no ano letivo de 2017 pelos professores e alunos da Rede, e a discussão de ideias empreendedoras e inovadoras na perspectiva da introdução do tema no cotidiano escolar. Durante a Mostra, a Fundat esteve levando atividades de cunho empreendedor, como oficina de artesanato e orientações a respeito do que é ser um Microempreendedor Individual (MEI).

Presentes no evento, a diretora de Formação Profissional, Selma França, e a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo, Rosana Amaral, falaram sobre a importância da integração da Fundat em atividades que apoiem o empreendedorismo em todas as faixas etárias. "É fundamental que as crianças e adolescentes comecem a ter um contato inicial com as primeiras noções sobre empreendedorismo, para que seja despertado nelas características empreendedoras intrínsecas a qualquer indivíduo", afirma Rosana.

Para a diretora Selma, "a temática empreendedora deve ser trabalhada a cada dia pelos professores em sala de aula para que os alunos aprendam desde cedo que as práticas empreendedoras podem ser desenvolvidas em vários momentos do dia a dia".

De acordo com a diretora do Ceafe, Rita de Cássia Amorim, a perspectiva da Mostra é ser um espaço de visitação, em que escolas pudessem expor os trabalhos feitos no ano passado e as empresas apresentassem as ações e projetos que desenvolvem na área do empreendedorismo. "O interessante é proporcionar a aproximação das esferas de empreendedorismo e educação. Para as crianças, promovemos exposições orais, apresentações artísticas, culturais e visitação aos estandes. E para os professores, tivemos palestra com discussões bastante interativa sobre o tema principal da Mostra", explica Rita.

Ela também acrescenta a necessidade das escolas incorporar esta temática no projeto pedagógico, através de ações em parceria com empresas. "É também indispensável a desconstrução do empreendedorismo do ponto de vista somente comercial, e vê-lo acima de tudo, sob uma ótica comportamental, do sonho, do desafio, da proatividade, criatividade, e do ser inovador", finaliza Rita. 

Participação

Berenice Macedo, instrutora da Fundat que levou ao público a oficina artesanal, conta que é prazeroso estar em eventos como este, pois sente-se satisfeita em ensinar às pessoas um ofício que admira e atua há tanto tempo. "Fico feliz porque, além de mostrar e ter o meu trabalho valorizado, posso ensiná-los a confeccionar a peça. O artesanato é muito importante para minha vida, moro longe da minha família, então me distraio com a atividade e adquiro uma renda extra", diz.