Secretária anuncia mais ações de reestruturação para a Rede de Atenção Básica

Saúde
06/03/2018 17h47

A reestruturação da rede de Atenção Básica é uma das prioridades da atual gestão, e desde o início do ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem implementado diversas ações para que esse objetivo seja alcançado. Com esse intuito, o prefeito Edvaldo Nogueira e a secretária Waneska Barboza visitaram a Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel, após o evento que marcou o início das cirurgias realizadas pelo Castramóvel.

"A Saúde é uma prioridade da nossa gestão. Temos trabalhado para melhorar a prestação dos serviços, para ampliar o atendimento e melhorar a realização dos exames. Não mediremos esforços para recuperar a qualidade das nossas ofertas. Afinal de contas, as cidades não são nada se não atenderem às necessidades das pessoas de maneira eficiente", destacou o prefeito.

De acordo com Waneska os primeiros resultados desse trabalho já começaram a aparecer. "A USF Celso Daniel, será uma das 16 que passarão por reforma e ampliação em 2018. Já reestruturamos quatro delas [Adel Nunes; Onésimo Pinto; Carlos Fernando de Melo, e Eunice Barbosa], e até o final do governo do prefeito Edvaldo, o nosso objetivo é realizar esse mesmo serviço em todas as 44 unidades básicas da capital", reforçou.

Ainda segundo a secretária, as USFs que passarão pelas obras de reestruturação são: USF Celso Daniel (Santa Maria); Fernando Sampaio (Castelo Branco); Dona Jovem (Industrial); Carlos Hardman (Soledade); Anália Pina (Tamandaré); Cândida Alves (Santo Antônio); Hugo Gurgel (Coroa do Meio); Ministro Costa Cavalcante (Jardim Esperança); João Bezerra (Mosqueiro); João Cardoso (José Conrado de Araújo); Humberto Mourão (São Conrado); Manoel de Souza Pereira (Sol Nascente); Antônio Alves (Atalaia); Dona Sinhazinha (Grageru); Porto Dantas, e Lauro Dantas (Bugio).

Reestruturação

No próximo dia 16, no Centro Administrativo Aloísio Campos, o prefeito e a secretária receberão os novos servidores selecionados pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), que irão recompor o quadro de funcionários de todas as unidades da Saúde de Aracaju.

"Inicialmente ingressarão em nossa rede 269 profissionais, que serão redirecionados à nossa atenção básica, onde a necessidade de recomposição é maior. Entretanto, os processos de convocação para as outras áreas, a exemplo da atenção psicossocial e especialidades médicas, já estão em andamento. E é importante salientar que essa também é uma forma de reestruturar a Saúde, pois revitalizar o nosso quadro de servidores é tão importantes quanto promover reformas e ampliações estruturais", garantiu Waneska.

Além de reformas, ampliações e contratações, a reestruturação citada pela secretária também será garantida através das aquisições de equipamentos. "Os primeiros exemplos são os 400 condicionadores de ar, que começamos a instalar pela USF Joaldo Barbosa, em janeiro deste ano. Além deles, estão os mais de 600 tablets entregues aos agentes comunitários e a aquisição de 540 computadores, que servirão para a implantação do prontuário eletrônico ainda este ano. Essas compras foram realizadas com recursos oriundos principalmente das emendas parlamentares, recuperadas na nossa gestão, e que somadas aos recursos próprios do município atingem o valor de R$ 12.925.331,31", complementou a secretária da Saúde de Aracaju.

Através desse montante, a SMS abriu 24 processos licitatórios para a aquisição de vários equipamentos para todas as unidades. Além dos computadores, condicionadores de ar e tablets, também estão incluídos balanças antropométricas; equipamentos odontológicos e oftalmológicos; refrigeradores; e mobiliário médico-hospitalar.