Arquivo Público de Aracaju recebe visita de alunos do Programa Jovem Aprendiz

Cultura
20/03/2018 13h40

Além de ser um espaço que guarda memórias, principal função do Arquivo Público da Cidade de Aracaju, a unidade, administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), também contribui para formação de jovens e pesquisadores. Na manhã desta terça-feira, 20, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que participaram de diversas atividades pedagógicas. O grupo aprendeu a importância do arquivamento de documentos e da comprovação de fatos através desta ação.

A visita técnica acontece graças a uma parceria entre as duas instituições, onde alunos do Senac podem conhecer as atividades e gerenciamento do órgão público responsável por arquivar registros do município de uma forma responsável, e seguindo a lei de nº 8.159, de janeiro de 1991, que estabelece que é dever do poder público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivo.

Segundo a professora responsável pela ação, Denise Rosa, essa é uma atividade que segue uma metodologia de formação de competência, que tem como principal objetivo compreender como funciona a logística de um arquivo. “Estamos trabalhando com uma metodologia vivencial, de experimentos, onde o aluno sai da sala e vai para o campo, saber como funciona e a importância daquilo. Neste caso, a proposta é mostrar o que representa um documento dentro de uma empresa. Os meninos são aprendizes, que estão em atividade dentro do trabalho e precisam compreender que os documentos fazem parte das vidas tanto de empresas como também de seus colabores”, explica.

A coordenadora da instituição, Rita de Cássia Valença de Oliveira, observa que essas ações são uma forma de enaltecer as atividades desempenhadas pelo órgão e fomentar o aprendizado nesta área. “Essas visitas são importantes difusores de disseminação dos trabalhos aqui desenvolvidos. Além disso, temos o cuidado de passar o conhecimento de como organizar e gerenciar essa parte documental, que tem grande importância na formação destes cursos profissionalizantes”, destaca.

O estudante Fábio Santana avalia essa parceria como um ótimo mecanismo prático de que ajuda os alunos a relacionarem a prática com a teoria e também agrega no desenvolvimento pessoal de cada visitante. "Essa disciplina traz um embasamento teórico de como funcionam esses espaços. Mas, nada melhor que conhecer a realidade e entender todo esse processo administrativo. Essa visita vai contribuir, na verdade, não somente para minha formação profissional, mas também para o meu desenvolvimento pessoal", observa. 

A ocasião também foi uma oportunidade para apresentar a exposição instalada no prédio denominada ‘Desvendando Aracaju’, que faz parte da programação das unidades da Funcaju, em celebração ao mês em que a capital de Sergipe faz aniversário. “De uma forma lúdica essa mostra faz uma viagem pela história de Aracaju. Com essa atividade, mostrando documentos que comprovam diversas etapas históricas do processo de civilização da cidade, foi uma de uma forma de apresentar essa mostra e juntar com a proposta dessa visita, ou seja, pegamos documentos importantes que estão arquivados neste prédio e comprovamos os acontecimentos. Mostrando, assim, a importância de se preservar os registros para validação dos fatos”.