Assiduidade no pagamento dos servidores municipais movimenta economia local

Agência Aracaju de Notícias
30/05/2018 10h00
Início > Notícias > Assiduidade no pagamento dos servidores municipais movimenta economia local

Após um longo período de instabilidade e enfraquecimento econômico, a capital sergipana caminha para a recuperação da dinâmica do comércio e da confiança de milhares de consumidores. Isso porque, desde o começo da gestão de Edvaldo Nogueira, a Prefeitura tem liquidado todos os débitos herdados da gestão anterior e realizado o pagamento em dia dos salários de todos os servidores municipais, representando uma injeção financeira significativa para o mercado.

A cada mês, cerca de R$ 70 milhões são repassados aos servidores, entre os quais, estima-se que metade desse valor seja essencialmente direcionado para o mercado local, onde os setores que mais têm se beneficiado são o alimentício, de educação e de itens de primeira necessidade.

"A regularidade no pagamento dos salários dos servidores e no pagamento aos fornecedores já se reflete nesse momento na economia de Aracaju, e essa movimentação econômica gera um ciclo positivo, pois faz com que as vendas sejam aquecidas e os serviços contratados", explica o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.

Segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Breno Barreto, o crescimento do consumo se deve à confiança adquirida pelos servidores que, desde o ano passado, recebem os pagamentos sem atrasos. "A certeza do recebimento representa uma segurança muito grande para o funcionário público, o que reflete diretamente nas vendas do comércio. Quando o trabalhador não tem essa certeza, que terá o salário em mãos, ele não consome, se retrai", comentou.

Além disso, o presidente da CDL afirma que a Prefeitura tem cumprido um importante papel para a recuperação e injeção do comércio da cidade ao honrar seus vencimentos e valorizar os servidores. "Quando se tem uma regularidade no recebimento, os trabalhadores confiam na instituição. É um ciclo que ele se torna positivo e saudável para população, e o comércio é quem mais sente é o impacto desse consumo contínuo", completou.

Mercado confiante

Jeferson Passos assegura que a Prefeitura, ao longo desse ano, segue com todos os esforços para manter a regularidade. "Esse clima de confiança na gestão municipal tem reflexos bastante positivos na atividade econômica, afinal de contas faz circular recursos, gerar empregos, faz com que não só os servidores, mas também o comércio em geral, o empresariado local, tenha condição de manter os seus negócios em pleno funcionamento", disse.

Quem concorda com isso é o gerente de loja do ramo de vestuário, Lucas Santos. "A gente está tendo um crescimento bom, algo em torno de 45% nos últimos tempos, o que consideramos positivo. Apesar das datas comemorativas, como o Dia das Mães, esse aumento tem sido contínuo, e acredito que irá melhorar no segundo semestre. Muitos dos nossos clientes são servidores municipais, e acredito que o ano de 2018 irá superar 2016 economicamente", afirmou.

Proprietário de um bar, Moisés Santana compartilha do otimismo de Lucas e perceber o crescimento do movimento em seu estabelecimento após a regularização do pagamento dos funcionários municipais. "Esse ano, principalmente, o fluxo de pessoas aumentou, e acredito que seja o reflexo dos pagamentos não só aqui, mas no comércio em geral. As pessoas ficam mais animadas em consumir, se sentem mais motivadas", declarou.