Defesa Civil e Nudec atuam para prevenir impactos negativos da chuva

Agência Aracaju de Notícias
07/06/2018 09h00

Os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), criados pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), cumprem um papel que vai muito além da colaboração com a gestão pública. A partir deles, as necessidades das comunidades não são apenas registradas pelas equipes da Defesa Civil, mas também sentidas, compartilhadas e minimizadas através dos membros que, voluntariamente, se dispõem a serem capacitados para agir em situações de crise ocasionadas pelo excesso de chuva.

Os Núcleos, presentes nos bairros Jabotiana (conjunto JK), Porto D'antas e Cidade Nova, existem para orientar os moradores dessas áreas consideradas de risco - que comumente sofrem com as inundações, alagamentos e outros transtornos ocasionados pelos altos índices pluviométricos - para que tenham a autonomia de agir em situações de crise, mapeando as áreas mais vulneráveis de cada bairro e reforçando o trabalho já exercido pela Defesa Civil.

De acordo com o major Sílvio Prado, coordenador geral da Defesa Civil, a possibilidade de contar com essas pessoas dentro de cada comunidade, auxilia as equipes no que diz respeito ao direcionamento da atenção para os pontos mais críticos e ao planejamento das ações de contenção. "Com a implementação do 199, conseguimos obter as estatísticas dos bairros onde existem um maior índice de ocorrências. Com base nisso, a gente focou na criação dos Núcleos nesses bairros, que vão servir como braço da Defesa Civil dentro da comunidade. No Porto D'antas, por exemplo, quem indicou as áreas críticas de alagamentos foram os próprios moradores da comunidade e, inclusive, indicaram quais as possíveis medidas que poderiam ser feitas para diminuir o impacto das chuvas", afirmou

Segundo o major, através desse contato direto e do trabalho conjunto com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi possível obter informações importantes que possibilitaram ações como a limpeza das ruas, dos canais e dos bueiros, que visam diminuir os impactos negativos das chuvas. "A Defesa Civil capacitou esses membros do Nudec, no qual eles tiveram instruções sobre os riscos de deslizamento de terra, aos riscos relacionados à chuva, a autogestão do lixo, e fizemos caminhadas onde eles indicaram os pontos de maior vulnerabilidade na região. Nós estamos visitando as áreas por prioridade", completou o major, que, além disso, avaliou positivamente toda a ação até o momento.

Mobilização

Fazer parte de uma comunidade e compor uma equipe que contribui para a melhoria do bem estar das pessoas que compartilham a mesma realidade, é o que move José Guedes, representante no Nudec do conjunto JK, a contribuir com o trabalho voluntário desenvolvido em seu bairro. Assim como tantas  pessoas que contribuem com os outros Núcleos presentes em diferentes regiões, José vê nessa parceria com a Defesa Civil a oportunidade de ter autonomia para ajudar os moradores que mais são prejudicados pelo escoamento irregular das águas pluviais.

Para ele, fazer parte de um grupo de auxílio à população é uma tarefa importante e que, por isso, as pessoas que se interessam em fazer parte devem atentar para que os ensinamentos absorvidos no curso oferecido pela Defesa Civil sejam postos em prática sempre que necessário, independente da situação. "Faço parte porque quero ajudar as comunidades carentes. Nós temos que fazer o possível para internalizar o Nudec e colaborar com o bem comum. Nas ocasiões em que precisamos agir, antes mesmo de acionar a Defesa Civil, nós já devemos estar prontos para atender a comunidade e minimizar os efeitos negativos das ocorrências", afirmou José Guedes.