Amor pela natureza através de um clik. Foi assim que fotógrafos amadores e profissionais participaram da campanha ‘BiodiversidadeAju’, realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Museu da Gente Sergipana. A ação estimulou e proporcionou aos fotógrafos profissionais e amadores, a oportunidade de registrar a biodiversidade aracajuana.
Durante o mês de maio, foram enviadas à Sema, por meio do ambiente digital, fotos que, devidamente creditadas, foram exibidas nas redes sociais oficiais do órgão. Após essa etapa, houve a seleção delas para que pudessem fazer parte da exposição de fotos exibida no átrio do Museu da Gente Sergipana, um dos parceiros da VI Semana do Meio Ambiente.
Para o coordenador de Educação Ambiental da Sema, José Bezerra, a campanha é uma forma de incentivar os cidadãos que curtem fotografia a perceber as belezas da capital sergipana, sobretudo, quando se vive uma vida tão agitada no ambiente urbano. “A gente tem uma vida tão agitada e muitas vezes não percebemos coisas belas que estão ao nosso redor. Toda essa biodiversidade está à nossa volta. Com essa campanha fotográfica, conseguimos olhar mais aprimorado para o meio ambiente”, destaca.
O diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda, explica que o Museu da Gente Sergipana é um espaço que promove também a sustentabilidade e que por meio das exposições consegue corroborar esses conceitos ambientais. “Temos instalações que apresentam ecossistemas de Sergipe e essa exposição vem promover ainda mais esse estímulo sobre olhar o meio ambiente”, diz.
Olhar através das lentes
A estudante de Jornalismo, Cleia Macedo, foi uma das participantes da exposição. Para ela, registrar por meio de fotos a biodiversidade, é uma forma de expor questões relacionadas à vida humana. “Quando a gente vem pensar em enfatizar pessoas, conscientizá-las sobre o outros seres que estão ao nosso redor e que devemos respeitá-los, é algo que me incentiva a registrar essas questões”, relata.
Ane Santos também teve sua foto exibida nas redes sociais e exposta na galeria do Museu da Gente Sergipana. Ela fez questão de comparecer ao local e prestigiar a exposição. “Assim que surgiu a campanha, um amigo me marcou na rede social. Tirei essa foto no fim do ano passado, no réveillon. Ela representa renovação, início de um novo ciclo. Essa exposição é uma forma de ver as belezas de Aracaju e dar uma oportunidade aos fotógrafos, profissionais ou não, de expor o seu trabalho.
A exposição BiodiversidadeAju segue até o dia 19 de junho, no átrio do Museu da Gente Sergipana, no horário de expediente do órgão.