Saúde implanta o Prontuário Eletrônico em mais uma unidade básica

Saúde
23/07/2018 18h10

Após a implantação do Prontuário Eletrônico (PPE) na unidade básica Amélia Leite, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou preparar a Max de Carvalho para funcionar com o novo sistema já nesta terça-feira, 24. Todos os servidores da segunda unidade contemplada, localizada no bairro Ponto Novo, receberam um treinamento intensivo sobre como operar a ferramenta.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca, o PPE é um sistema de gestão em saúde pública que leva às unidades um modelo de serviço inovador, tecnológico e, principalmente, transparente e seguro, que controla as ações realizadas.

“O primeiro passo para que o sistema fosse bem aceito partiu dos servidores, e a nossa preocupação nesse momento é a de capacitá-los. Afinal, mesmo sendo um sistema simples, é sempre necessário ter atenção, justamente para os detalhes, para que não haja erro. Já nos primeiros contatos com o PPE, sentimos a diferença na nossa rotina e isso foi passado para os profissionais, que também começaram a perceber a agilidade do serviço”, revelou.

O sistema integrará todas redes de atendimento municipal, ou seja, após sua completa instalação a Reap trocará informações em tempo real com as Redes de Urgência e Emergência (Reue); de Atenção Psicossocial (Reaps), e de Atenção Especializada. “O PPE evitará a duplicidade de cadastros, e vai nos ajudar a economizar e sanar a perda de informações do paciente devido ao uso do papel. Além disso, também melhorará a produtividade, nos auxiliando a controlar o estoque da farmácia através de informações mais precisas e seguras”, complementou Monalisa.

Subnotificação

Outro problema que o PPE vai solucionar é o da subnotificação do que é produzido em cada unidade. Antes, a falta de computadores e o baixo quantitativo de profissionais que pudessem digitar as informações da produção no sistema do Ministério da Saúde (MS) era um dos maiores desafios enfrentados pela gestão.

“Antes tínhamos que repassar manualmente todas as informações das fichas de papel para o sistema online do MS, e nesse processo muito tempo e materiais eram perdidos. Ou seja, produzíamos muito mais do que notificávamos. Com a chegada do PPE isso muda completamente, pois assim que o paciente é atendido, automaticamente as informações já são enviadas para o MS, o que pode evitar, por exemplo, perda de recursos por causa de subnotificações”, relatou a coordenadora da Reap.

Qualidade

Para a apoiadora institucional da 3ª região de Saúde, Jussânima Oliveira, com o funcionamento do prontuário eletrônico será proporcionada mais qualidade aos atendimentos, principalmente na questão da rapidez e do conforto dos usuários.

“Antes que o sistema da UBS Max de Carvalho começasse a funcionar, promovemos toda uma preparação da unidade. Além do treinamento do nosso pessoal, fizemos um inventário do que ela possuía e, a partir de amanhã, já funcionaremos completamente integrados ao PPE. O pessoal que nos treinou também vai permanecer aqui nessa e na próxima semana para nos dar todo suporte necessário”, revelou Jussânima.

A servidora Valdirene Gonzaga, que trabalha na Max, aprovou o novo sistema e disse que o treinamento foi bem proveitoso. “O sistema não é difícil e com essa capacitação, juntamente com a prática diária, ficará mais fácil pra todo mundo, tanto para os servidores como os usuários”, elogiou.