Por meio de parceria intersetorial do Aracaju Segura, NPD inicia cursos de audiovisual

Cultura
14/08/2018 22h14

Com o objetivo de tornar a capital sergipana uma cidade mais inteligente, humana e criativa, nesta terça-feira, 14, foi dada a largada para mais uma ação do programa ‘Aracaju Segura’. Por meio de uma parceria intersetorial entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat), a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), e com o apoio da SMTT, o Núcleo de Produção Digital (NPD) iniciou os cursos do projeto ‘Trabalho Audiovisual’.
 
O projeto visa capacitar jovens sobre ‘Como Fazer Vídeo Documentário’ até o dia 19 de setembro, e ‘Como Fazer Vídeos Para Internet’ até 1º de setembro. As aulas estão sendo realizadas na sala de exibição Walmir Almeida, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão, no Centro da cidade. 
 
“Hoje damos às boas vindas a esses alunos que estão participando de uma parceria inédita. A gestão de Edvaldo Nogueira traz a oportunidades de qualificação para o jovem, sobretudo, através dos nossos próprios aparelhos, dialogando com a cultura, com o audiovisual, e inserindo-os no mercado de trabalho”, ressaltou o presidente da Funcaju, Cassio Murilo.

Na avaliação do presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, esta parceria revela novos talentos no audiovisual e gera oportunidade de emprego direta e indiretamente. “Estamos atualizando as fontes de empregos. Estes jovens fazem parte da ‘geração Y’ e isso faz com que a gente tenha um olhar diferenciado e nos modernize, pois é a partir dela que iremos propor novas perspectivas de vidas”.  
 
Para a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, os cursos ofertados, além de democratizarem o acesso à formação audiovisual, passam também a serem entendidos como uma questão de enfrentamento às desigualdades. “Geram emprego e capacitam a geração mais jovem", completou.  

 
O universitário Thiago Ferreira, matriculado no curso ‘Como fazer Vídeo Documentário’, afirmou que está apostando nesta capacitação como uma oportunidade para entrar no mercado audiovisual. “Curso cinema na Universidade Federal de Sergipe e vi uma oportunidade de já ingressar na área participando desse projeto promovido por um Núcleo que é referência em Sergipe”, destacou.

 
A facilitadora do curso ‘Como fazer Vídeo Documentário’, Maysa Reis, explicou que os alunos vão ter os primeiros contatos com a parte teórica, e logo em seguida, trará suas referências e irá para a prática. “Esta aula inaugural é excelente para a gente fazer um apanhado geral do que vai acontecer no curso e despertar um olhar criativo e crítico, pois estamos preparando novos realizadores do audiovisual”, ressaltou.