Conselheiros discutem e deliberam ações de Saúde em reunião

Saúde
18/10/2018 17h39

Gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalhadores, usuários e prestadores de serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju formam o Conselho Municipal de Saúde (CMS), órgão do controle social. Nesta quinta-feira, 18, houve a 32ª reunião ordinária do CMS para discutir e deliberar assuntos relacionados à saúde da capital. O encontro foi realizado na sede da instituição, no bairro Siqueira Campos.

O Conselho é formado por 25% de gestores e prestadores, 25% por trabalhadores e 50% por usuários do SUS Aracaju. Nesta reunião, os conselheiros foram informados pelo técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Luiz Cláudio Soares, sobre as adequações e individualizações dos consultórios odontológicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Joaldo Barbosa, no Bairro América e José Machado de Souza, no Santos Dumont. “Em algumas unidades os consultórios odontológicos são coletivos, dois por sala. Mas houve uma reivindicação dos odontólogos destas duas unidades para que a gestão individualizasse. Então, a SMS atendeu a solicitação e vai fazer esta adequação em mais quatro unidades”, destacou.

Comissões

Durante a reunião foi aprovada a data da Conferência Municipal de Saúde de Aracaju, que deve acontecer nos dias 11 e 12 de abril de 2019, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau. “No próximo ano, teremos a Conferência Nacional de Saúde, com as respectivas etapas estaduais e municipais. Então, a nossa Comissão de Educação Permanente, que é responsável por organizar a etapa do município de Aracaju, já conseguiu o espaço e sugeriu estas datas”, explicou a secretária da Mesa Diretora do CMS, Núbia Santana. As datas e o local foram aprovados por unanimidade.

Também foram aprovados pelo pleno os pareceres das comissões internas do Conselho, como a aprovação do parecer da Comissão de Fundos sobre o Relatório do 2º Quadrimestre deste ano. O conselheiro gestor, Carlos Diego Brito, representou a gestão na Mesa Diretora do CMS nesta reunião.

Sarampo

A conselheira gestora e coordenadora da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (REPVAS), Tânia Santos, apresentou o plano de intensificação contra o sarampo que a SMS começou a adotar esta semana. “Nós temos três casos confirmados do agravo em Aracaju e um dos casos foi de contágio dentro do território. Por isso, o Ministério da Saúde enviou mais 30 mil doses da vacina e iniciamos o reforço vacinal para profissionais e estudantes da área da saúde, como também para pessoas de um ano até 49 anos”, esclareceu.

A faixa etária de um ano a 29 anos, 11 meses e 29 dias deverá tomar duas doses da vacina. Já os adultos de 30 anos a 49 anos, 11 meses e 29 dias só receberão uma dose para ficarem imunizados contra o sarampo. “A vacina do sarampo é a tríplice viral que imuniza também contra a rubéola e a caxumba. Em Aracaju tivemos sete casos notificados, três foram confirmados, dois foram descartados e dois estão em análise laboratorial. Graças à ação rápida da SMS, não houve nenhuma morte e as três pessoas confirmadas estão sendo tratadas e estão evoluindo bem”, informou Tânia.