Saúde discute processos de trabalho na Mesa de Negociação do SUS de Aracaju

Saúde
29/10/2018 21h00

Nesta segunda-feira, 29, foi realizada a segunda reunião oficial da retomada da Mesa de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do bairro Siqueira Campos, foi coordenado pelo secretário adjunto municipal da Saúde, Carlos Noronha, e contou com representantes de 11 sindicatos da área.

Na reunião foram discutidas as pautas sobre o Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e os Recursos Humanos, bem como os contratados do Processo Seletivo Simplificado (PSS). A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante divulgou que os servidores à disposição da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) devem fazer a renovação da cessão o quanto antes. “E para isso, basta levar ao setor de recursos humanos da SMS cópia e original de um documento com foto, número de identidade, CPF e comprovante de residência”, explicou.

A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Genisete Pereira, explicou que, principalmente após a implantação do Prontuário Eletrônico, os hospitais municipais Nestor Piva e Fernando Franco implantaram definitivamente a classificação de risco, atendendo os casos mais graves primeiro. “Com a reorganização dos processos de trabalho na Reue, ampliamos a oferta de serviços e com isso precisamos de mais trabalhadores para manter as nossas escalas de trabalho”, enfatizou.

As representantes do Sindicato dos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição do Estado de Sergipe (Sindnutrise), Mychelyne Guerreiro e Graziella Andrade, explanaram sobre o trabalho do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), que comporta os profissionais de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e, em algumas equipes, o de Educação Física. Também discursaram sobre as dificuldades encontradas, solicitaram a ampliação de equipes do Nasf e a inclusão das equipes no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ).

A técnica da SMS responsável pelo Nasf, Maria Cláudia Almeida, explicou como é realizado o trabalho das nove equipes que estão distribuídas em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O Nasf não está somente ligado às UBS. Atualmente, por exemplo, estão trabalhando em parceria com o Programa da Academia da Cidade”, completou, mas ficou acordado debater mais sobre o assunto na próxima reunião que deve ocorrer no dia 17 de novembro, às 9 horas.

A Mesa de Negociação Permanente do SUS de Aracaju é dividida entre a banca gestora e a banca sindical. O coordenador da banca gestora é o secretário adjunto, Carlos Noronha, e a coordenadora da banca sindical é a presidente do Sindicato do Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Shirley Morales.

Positividade

Para o secretário adjunto, Carlos Noronha, a Mesa está sendo uma ação positiva, pois a SMS está conseguindo atender as reivindicações, dentro das possibilidades da gestão. “Debatemos basicamente processos de trabalho definidos pelas categorias sindicais aqui presentes e estamos conseguindo avançar, pois as necessidades dos servidores vão além das questões salariais. Abordamos questões de infraestrutura e de processos de trabalho também, e neste espaço estamos conseguido conversar e resolver problemas”, afirmou.

Para a representante do Sindicato dos Farmacêuticos, Quênnia Garcia Moreno, esta reunião de negociação é importante porque é um meio de comunicação que os sindicatos têm com a gestão para colocar as pautas coletivas e individuais.

“Muitas vezes não conseguimos ter esse feedback rápido de muitas solicitações que fazemos, e nessas reuniões mensais nós temos essa resolutiva. Os sindicatos veem com bons olhos essa Mesa de Negociação, foi uma solicitação nossa e a gestão concordou. Então, é uma ação bastante positiva”, frisou.

Presenças

Além do secretário adjunto, da diretora da DVAS, da coordenadora da Reue e da responsável pelo Nasf, estiveram presentes representando a gestão: o coordenador do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), João Martins; o coordenador da Rede Administrativa da SMS, Adriano Nogueira; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Lorena Moreno; o reponsável pelo Controle Interno, Carlos Diego de Brito; a coordenadora da Rede de Saúde do Trabalhador, Yara Verônica Couto; o coordenador da Assessoria de Comunicação (Ascom), Victor Vieira e a assessora técnica do PMAQ, Roberta Paixão.

Os sindicatos representados foram dos trabalhadores da área da Saúde (Sintasa), dos auxiliares e técnicos de enfermagem (Sintama), dos agentes comunitários de saúde e de endemias (Sacema), dos enfermeiros (SEESE), dos psicólogos (Sinpsi), dos odontólogos (Sinodonto), dos assistentes sociais (Sindasse), dos farmacêuticos (Sindifarma), dos trabalhadores de laboratórios (Sintelab), dos nutricionistas (Sindinutrise) e o representante dos fonoaudiólogos, Arthur Bispo Maciel.