Saúde trabalha a prevenção com adolescentes da escola Elias Montalvão, no Mosqueiro

Saúde
29/10/2018 21h20

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no Mosqueiro, recebeu nesta segunda-feira, 29, o Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que trabalhou com os alunos temas como bullying, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), gravidez, higiene, cuidado com o corpo, drogas, cultura de paz e respeito.

Durante a ação, os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Niceu Dantas realizaram dinâmicas, rodas de conversa e, de forma lúdica, abordaram os temas propostos, transformando os alunos e estimulando o sentimento de responsabilidade. 

De acordo com a assistente social da SMS, Alana Góes, foi discutida a imunização para o adolescente, a saúde reprodutiva, a questão da gravidez na adolescência, o cuidado com o corpo e a prevenção de doenças. "Já que o adolescente às vezes não busca a saúde, a saúde vai até o adolescente. Por isto, estamos aqui na escola. É uma oportunidade única, que temos de trabalhar essas temáticas e de estar promovendo qualidade de saúde para esses jovens", enfatizou.

Segundo a enfermeira da SMS, Débora Edinez, a ideia é que os alunos tirem suas dúvidas e sejam multiplicadores de informações. "Às vezes os alunos têm dificuldade de conversar com os pais, com o professor, de tirar uma dúvida. Por isso trouxemos informações, para que eles conversem sobre os temas e sejam multiplicadores dentro de casa, com os irmãos, e com os colegas”, destacou.

Receptividade

A boa receptividade não é somente por parte dos alunos, mas também por parte dos professores e da direção da unidade escolar. A diretora Caroline Teixeira destaca a forma diferenciada com a qual as informações são passadas, o que atrai a atenção dos estudantes.

“A gente vê com olhos bem receptivos essas atividades entre a Escola e a Saúde, porque estão trazendo informações novas para os alunos dentro de um universo que eles já vivenciam, mas de outra maneira. Isso faz com que eles comecem a pensar de uma forma diferente e tentem vislumbrar alternativas diferentes para suas vidas”, afirmou.