Saúde promove inclusão social em mais uma edição do Bazarglia no Caps Liberdade

Saúde
06/11/2018 15h13

Com o intuito de promover a economia solidária e estimular a inclusão dos usuários nas oficinas terapêuticas, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Liberdade, localizado no bairro Siqueira Campos, realizou mais uma edição do “Bazarglia”, um bazar onde são comercializados artesanatos fabricados pelos próprios usuários e roupas doadas pelos familiares e funcionários da instituição. O bazar aconteceu na manhã desta terça-feira, 6.

O bazar é realizado a cada dois meses, sempre no início do mês. De acordo com a apoiadora da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Karen Emanuella Fernandes, os servidores do Caps Liberdade fazem a arrecadação de roupas em bom estado para vender a preços acessíveis.

“A ideia é também promover o cuidado de si, porque os próprios usuários acabam comprando roupas bonitas e confortáveis de uma forma mais em conta. E agita mesmo a economia do Caps, uma vez que o dinheiro arrecadado é utilizado nos futuros eventos do serviço, além de ser uma fonte extra para os artesãos, que são os próprios usuários do Caps. Nesta atividade não pensamos no lucro e sim no corporativismo”, informou Karen.

Para a artesã e usuária do Caps Liberdade, Leni Maciel, é muito bom fazer o bazar no pátio do Caps porque as pessoas da comunidade sempre prestigia o trabalho deles. “Eu e outros amigos precisamos ter uma renda extra porque a vida não está fácil para ninguém. Vendo também na orla, em feirinhas, mas gosto muito de trazer os meus artesanatos para cá, pois me sinto muito bem. O tratamento daqui é diferente, todos os funcionários nos tratam com carinho e tudo aqui é bem organizado”, enfatizou.

O nome “Bazarglia” foi dado em homenagem a Franco Basaglia, um médico italiano que iniciou uma reforma psiquiátrica na Itália, e acabou influenciando o modelo de Atenção Psicossocial que é atualmente utilizado nos Caps de Aracaju.