Projeto Ujacará desperta sensibilização e conhecimento sobre o meio ambiente

Meio Ambiente
09/11/2018 14h31

É através de um universo repleto de cores, aventuras e doses infinitas de imaginação que o teatro ambiental desperta no público infantil o estímulo a práticas mais conscientes e o seu pertencimento na sociedade. É assim que o setor de Educação Ambiental (EA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) vem desenvolvendo ações que despertem essas premissas. Um exemplo disso é a realização do projeto Ujacará, no Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, uma ação lúdica, de cunho pedagógico que, por meio do teatro, personagens criam histórias a fim de plantar sementes de conhecimento a respeito da natureza, para que crianças se tornem adultos responsáveis, sensíveis e conscientes.

A atividade é resultante da parceria do órgão ambiental com a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Através da história de uma peça teatral pela cidade fictícia Ujacará, os alunos percorrem uma trilha pelo parque, interagindo com personagens que encontram durante o percurso e aprendem mais sobre a importância de conservar a natureza. 

Por meio das histórias apresentadas, as crianças vão se aprofundando em conceitos socioambientais, fazendo com que sejam sensibilizadas e inseridas no processo narrativo.  Ao decorrer da peça, são apresentadas algumas ações relacionadas ao meio ambiente dentro do parque, como é o caso do Horto Municipal, de responsabilidade da Sema, e da Oficina de Papel, administrada pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). 

Segundo o ator e integrante da EA da Sema, André Luis Marques, a história conta com três personagens: o Grr, a fada Erva Doce e o senhor Gafanhoto. “O Grr e a Erva Doce são os personagens responsáveis em fazer a recepção das crianças por meio de brincadeiras. Logo após, a história começa com Grr, um menino rabugento, mal educado que joga lixo no chão, e sua amiga Erva Doce, uma menina meiga que não gosta das atitudes do amigo e interage com as crianças já para conhecer e, ao mesmo tempo, despertar o cuidado com o meio ambiente que elas já possuem, por exemplo, o não jogar lixo no chão. E os personagens vão surgindo por etapas na trilha. O último personagem, o senhor Gafanhoto, surge dentro da estufa, local onde as crianças vão conhecer um pouco sobre as plantas e os cuidados necessários para a sua produção”, explica.

O objetivo é, além de mostrar o Parque da Sementeira, proporcionar um dia de lazer recheado de conhecimento sobre o meio ambiente em seus diversos aspectos, como o cuidado com as plantas, a importância da reciclagem e o descarte correto do lixo. “É apresentar o quanto que a natureza faz parte da nossa vida e, a partir desse momento, conversarmos sobre responsabilidade, cuidado e amor com o meio ambiente”, finaliza o ator e integrante da EA da Sema, Paulo Bonfim.

Público

Essas ações vêm acontecendo com um público já pré-determinado pela Semed, que disponibiliza a participação das escolas municipais, entretanto, de acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, o objetivo é expandir essas ações para diversos públicos. “As pessoas interessadas em levar seus alunos, filhos, amigos, sobrinhos, que sejam crianças, para participar do projeto, é só procurar o setor de Educação Ambiental da Sema e solicitar essa ação”, declara a coordenadora.

A Sema fica localizada à rua Santa Luzia, nº 926, bairro São José.