Wilma Ramos ministra oficina de língua portuguesa na Esgap

Planejamento e Orçamento
23/11/2018 17h11

"Como anda a sua linguagem?". Este foi o questionamento que conduziu a aula ministrada pela professora e escritora Wilma Ramos, nesta sexta-feira, 23, para assessores, chefes de gabinetes, entre outros servidores da Prefeitura de Aracaju. O encontro foi realizado na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) e teve como foco a atualização da língua portuguesa e a redação oficial.

A dona das expressões 'não morda a língua' e 'se ligue na língua' definiu a oficina como uma espécie de renovação da cultura em todos os aspectos. "Isso é muito bonito, é altruísta porque a gente vai esquecendo das coisas e, quando se atualiza, melhora a comunicação. Por isso, a minha proposta está baseada em como anda a sua linguagem", disse Wilma, elogiando a ação realizada pela gestão municipal, através da Escola de Governo.

A servidora da Seplog, Karina Calasans, aprovou a iniciativa e pontuou a necessidade de sempre estar atualizando os conhecimentos para que sejam evitadas falhas que possam comprometer o bom andamento do serviço público. "Nós trabalhamos com documentos. Então, é importante estarmos sempre atualizados para que esses documentos não sejam emitidos com erro. Além disso, tem também a questão da importância do uso da língua portuguesa no dia a dia", destacou.

Esgap

A Escola de Governo tem como objetivo a capacitação dos servidores, mas, os temas e os conteúdos são de acordo com as necessidades apontadas pelos diversos setores municipais, de acordo com o diretor Bosco Rolemberg. "Até o mês de dezembro, serão realizados outras oficinas, palestras e capacitações no sentido de proporcionar o conhecimento aos servidores da Prefeitura", ressaltou. 

Nesta semana, a Esgap divulgou um calendário com dois cursos, além do que foi realizado nesta sexta-feira. O primeiro, acontecerá nos dias 27 e 28, com o tema "A3P - Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade na Administração Pública", ministrado pelo analista ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Cleverton Silva. Já o segundo, será realizado no dia 30 de novembro e o tema é "Os principais cuidados para contratar bens e serviços e evitar problemas futuros", proferido pela doutora em Direito, Maria Anáber Melo e Silva.

Para mais informações sobre os cursos clique aqui .