Servidores se alegram com valorização por meio da capacitação contínua

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2018 16h00

Trabalhadores prontos a responder pela complexidade de ações por que uma gestão pública se responsabiliza. É com esse mote que a  Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) promove a capacitação contínua, garantindo aos servidores o aperfeiçoamento de suas habilidades técnicas, numa prova de respeito pelos profissionais. Nesta segunda-feira, 10, o prefeito Edvaldo Nogueira esteve presente na entrega dos certificadas dos cursos ofertados na Esgap em 2018. 

Os documentos foram distribuídos tanto para aqueles que ministraram cursos e palestras quanto aos que se fizeram presentes como alunos. O objetivo das ações ocorridos durante todo o ano de 2018 foi permitir um maior preparo para que os servidores estejam conectados com as demandas dos aracajuanos. “Os cursos ministrados através da Esgap são fundamentais para que o servidor tenha uma qualificação contínua, uma vez que as necessidades da população estão sempre se modificando. Nesse viés, sempre estamos contribuindo para esse aprimoramento”, afirma o procurador Tiago Madruga, que ministrou cursos na área jurídica. 

O funcionamento da Esgap em si já é uma forma de reconhecimento do talento abrigado dentro da administração municipal, uma vez que ele é utilizado para evoluir os serviços prestados. “Eu gostaria de parabenizar a administração municipal por essa oportunidade de capacitação, de todos os servidores buscarem conhecimento. Vale destacar que os próprios técnicos da Prefeitura que ministram esses cursos, ou seja, é também uma maneira de valorizar o capital humano que nós temos entre nós, democratizando o conhecimento”, ressalta o servidor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Paulo Cerqueira, aluno no curso de “Responsabilidade Socioambiental”. 

A servidora da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Andréia Santos, aluna no curso de “Gestão e fiscalização de contratos administrativos”, concorda com o colega. “É importante que o servidor esteja sempre se aprimorando, em busca de conhecimentos que o mantenham atualizado em frente aos desafios. Eu fico feliz em ver que a gestão perceba que os trabalhadores precisam ser reconhecidos, através da capacitação,  para ela consiga dar a resposta esperada pelos cidadãos”. 

A qualificação do trabalhador possui um impacto direto no atendimento aos aracajuanos, uma vez que aquilo que é aprendido é colocado em prática diariamente, na tentativa de fazer dos órgãos públicos lugares de resolução rápida para as demandas. “Na Esgap nós temos acesso a cursos que nos permitem atender melhor os cidadãos. Eu acredito que esse tipo de iniciativa atuar de forma menos burocrática, facilitando a vida de todos”, acredita Rita de Cássia Valença, professora no curso de “Técnicas em arquivos” e servidora na Fundação Cultural Cidade de Aracaju. 

A servidora Josiane Oliveira participou do curso “Reflexo da Gestão Orçamentária e Financeira na Transparência Pública e Prestações de Contas” e percebeu imediatamente um aumento na efetividade no desempenho da sua função. “Foi um concurso que me ofereceu um vasto conhecimento, sobretudo em relação ao Portal da Transparência, que foi atualizado e é muito importante para repassar informações fidedignas aos aracajuanos. Não tenho dúvida que o nosso trabalho ficou mais eficiente após o curso”, garante.