Sema orienta cuidados com os animais devido aos fogos de artifício em festas de fim de ano

Meio Ambiente
19/12/2018 12h44

Em época de fim de ano, os cuidados com os animais de estimação precisam ser intensificados, pois nas festas e comemorações de Natal e, principalmente, no Réveillon, os fogos de artifício são uma tradição e esses ruídos prejudicam o comportamento e saúde dos animais. Dessa forma, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) orienta os donos de animais, a exemplo de cães e gatos, como proceder para que eles não sofram durante esses festejos. 

De acordo o coordenador do setor de Proteção Animal do Departamento de Controle Ambiental (DCA) da Sema, Márcio Reis, a audição dos animais é hipersensível, ou seja,  tem uma sensibilidade bem maior a ruídos do que a dos seres humanos. “Se os fogos incomodam tanto a gente, imagina aos animais. Os bichos não são habituados ao barulho dos fogos de artifícios ou sons intensos, por isso reagem mal a eles. Em consequência, gera nos animais agitação, estresse e a desorientação, provocando pavor e pânico aos indefesos”, explica Márcio.

Orientações

É de fundamental importância que os donos dos bichos sigam alguns cuidados especiais para evitar sérios problemas:
- Não deixar o cachorro acorrentado: o animal nessa situação, em momentos de barulho de fogos, pode se enforcar;
- Não deixar o animal sozinho em casa: o ideal é que os proprietários deixem com algum cuidador ou hotéis específicos para animais, locais que possuem um isolamento acústico para redução dos ruídos externos;
- Não fazer carinho no animal quando ele estiver agitado: a atenção nessas situações pode tornar o animal muito sensível, assimilando essa atitude ao medo. É interessante estar próximo ao animal, mas não fazer carinho ou abraçar.

Ainda segundo Márcio Reis, é preciso que os donos também fiquem atentos às portas e janelas das suas residências. “É importante que as pessoas que moram em casas mantenham os portões fechados nesse período, para que não corra o risco do animal fugir e ser atropelado ou se perder. Já aqueles que residem em apartamentos, o ideal é manter as janelas fechadas para prevenir que o animal não pule devido à agitação do momento”, destaca. 
 
Existem procedimentos ideais a serem utilizados para ajudar os animais na hora em que eles estão apavorados, um deles é o truque do pano. “Nesse truque, você vai pegar uma faixa, cruza, desde o pescoço ao dorso do animal, e dar um nó próximo à coluna. É por meio desse método que a circulação sanguínea do animal é estimulada, fazendo com que ele fique menos agitado”, orienta o coordenador de Proteção Animal da Sema.