Ouvidoria da Saúde aumenta em 36% o número de atendimentos em 2018

Saúde
22/01/2019 11h40

Ouvir e responder as manifestações dos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes são os principais objetivos da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Somente no ano passado, o setor recebeu 4.645 manifestações no sistema OuvidorSUS e mais 220, através da Ouvidoria Geral da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), totalizando 4.865 - um aumento de 36% em relação aos 3.564 atendimentos de 2017.

As manifestações são classificadas como reclamação (52%), denúncia (12%), solicitação (26%), sugestão (0,6%), informação (6%) e elogio (2%). Das 4.645 manifestações de 2018, 4.432 já foram respondidas, ou seja, uma taxa de resolutividade de mais de 95%.

A Ouvidoria é o espaço institucional de participação popular e de cidadania. “É o canal de comunicação que atua para atender os cidadãos em geral, auxiliando na comunicação com os usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde. Além disso, a Ouvidoria também é um instrumento de gestão, porque gera relatórios mensais para subsidiar a gestão em tomadas de decisões e na formulação de políticas de saúde. Sendo assim, na nossa avaliação o aumento nas manifestações se deu graças à credibilidade nas respostas em tempo hábil da Ouvidoria”, informou a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Pardo.

Reconhecimento

O aposentado Gilberto Marques, 74, procurou a Ouvidoria da Saúde para fazer uma manifestação. “É a primeira vez que venho aqui pessoalmente, já fiz reclamações e solicitações pelo número 156 e fiquei satisfeito com as devolutivas das minhas demandas”, enfatizou.

Paro o conselheiro municipal de Saúde, Dioclécio Ferreira Fonseca, a Ouvidoria é o elo entre o usuário do SUS e a gestão da Secretaria da Saúde. “Eu como conselheiro incentivo as pessoas a utilizarem este canal, pois todas as demandas solicitadas, que tenho conhecimento, foram respondidas. Os atendentes são capacitados e tratam a todos com respeito, enfim, o trabalho da Ouvidoria da Saúde de Aracaju está de parabéns”, enfatizou.

As manifestações da Ouvidoria podem ser identificadas, quando o usuário informa um meio de contato (e-mail, telefone e endereço), ou podem ser anônimas, quando o manifestante não informa os dados pessoais. A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelo telefone 156, através do e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou pelo atendimento presencial na sede da SMS, que fica na rua Nely Correia de Andrade, 50, bairro Coroa do Meio, próximo ao Shopping Riomar.