Barracas com frutas fresquinhas, legumes de todos os tipos, cereais e até roupas. O clima de feira livre esteve presente durante toda esta sexta-feira, 25, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Henrique Teixeira Lott, localizada no Bairro América. O projeto, que já está em sua terceira edição, foi criado pela direção da unidade e tem como objetivo trabalhar a Matemática de forma atrativa para os alunos.
Cerca de 150 estudantes dos turnos da manhã e da tarde participaram da feira. Segundo a coordenadora pedagógica da Emef, Daniela da Silva Nascimento, o projeto ajuda a pôr em prática o conteúdo estudado em sala de aula. “Quando desenvolvemos o projeto, visamos as atividades voltadas para a aplicação de conteúdos e habilidades relacionadas à Matemática. Para isso, proporcionamos a vivência do comércio e seus princípios, como o planejamento, investimento, relação de troca e negociação”, explica.
A equipe de funcionários da escola ajudou a confeccionar todo o artesanato que foi comercializado. Os outros produtos, como frutas, verduras, bolos, pasteis e sucos foram levados pelos próprios alunos e pelos professores que, através de parcerias com a comunidade, conseguiram abastecer a feira com grande variedade de artigos. Para que fosse possível a comercialização, a escola criou uma moeda própria.
“Eles passaram por todas as experiências de uma feira de verdade, venderam, negociaram e compraram seus produtos. Essa atividade ajuda não só na questão da Matemática, mas também na socialização da criança. Todos os produtos que eles adquiriram, puderam levar para casa e o que achei mais interessante foi a preocupação deles em comprar primeiro os produtos de necessidade das suas casas do que para eles próprios”, completa Daniela. A feira ainda contou com uma banca literária, com a comercialização de livros.