Defesa Social adota providências para sanar risco de rompimento da caixa dágua na Palestina

Defesa Social e Cidadania
26/02/2019 15h49

Na manhã desta terça-feira, 26, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, atendeu a uma ocorrência que sinalizou risco de rompimento da caixa d'água localizada no bairro Palestina. As providências foram orientadas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que mobilizou o Comitê de Gerenciamento de Crise para adoção das medidas necessárias.

Prontamente, a equipe se dirigiu ao local e acionou a Deso, que é a responsável pela estrutura. Após a vistoria, um Termo de Notificação foi confeccionado com as medidas a serem adotadas. Foi solicitada a diminuição da lâmina d'água a um nível inferior às patologias identificadas, o que foi operado imediatamente. Além disso, foi determinada a recuperação imediata das patologias e a confecção do laudo de manutenção predial, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), assinada por um engenheiro responsável.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a agilidade com a qual as medidas foram adotadas contribuiu para que fosse evitado qualquer tipo de acidente. "Interditamos parcialmente esse reservatório, de modo que a água fique em nível abaixo das rachaduras, até que as patologias sejam corrigidas. Não queremos que o abastecimento na localidade seja interrompido, no entanto, a segurança está em primeiro lugar. Foi importante esse problema ter sido identificado em sua fase inicial para que seja evitado qualquer tipo de acidente", destacou o secretário.

A situação foi detectada pelo morador da localidade, Gilmário Silva, que filmou o vazamento e compartilhou nas redes sociais. "Escutei a água, curioso, subi para ver o que estava havendo. Identifiquei o vazamento e fiquei bastante nervoso. Gravei para chamar a atenção das autoridades, para não ocorrer uma tragédia. A equipe da Defesa Civil chegou em 40 minutos. Estão de parabéns", destacou o higienizador de estofados.

A demanda gerou um chamado através do número emergencial da Defesa Civil de Aracaju, o 199. "Salientamos que é de fundamental importância que a comunidade, ao identificar uma situação de risco, acione a Defesa Civil através do número 199. O serviço funciona 24h por dia, todos os dias da semana. Quanto antes formos acionados, mais rapidamente poderemos adotar as medidas cabíveis. A parceria da população é muito importante", reforçou o secretário Luís Fernando Almeida.

A caixa d'água permanecerá sob interdição parcial até que as correções sejam efetuadas pela Deso, conforme indicação da Defesa Civil de Aracaju.