Colaboradoras da Defesa Social são homenageadas no Dia Internacional da Mulher

Defesa Social e Cidadania
08/03/2019 14h37

Na manhã desta sexta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, prestou uma homenagem às colaboradoras do órgão. A data é marcada pelo reconhecimento à luta das mulheres pelos seus direitos e pelo papel exercido na sociedade.

O secretário Luís Fernando Almeida reforça que, mais que um momento de comemorar, esse é, na verdade, um momento de refletir sobre as lutas e desafios impostos às mulheres em uma sociedade ainda com fortes traços machistas. "Essa é uma data marcada pela memória de acontecimentos históricos, como é o caso do incêndio que vitimou cerca de 125 mulheres em uma Fábrica nos Estados Unidos, no dia 25 de março de 1911. Já o 8 de março na Rússia, lembra as operárias que foram às ruas protestar contra a fome e a guerra. Mulheres que, assim como hoje, acumulavam funções, para além das longas horas de trabalho. Esse papel, reforçado ao longo do tempo, no mercado de trabalho, e as responsabilidades com a família, com a casa e com os demais desafios diários, fazem dessas mulheres o reflexo da coragem e da força, o que merece nosso reconhecimento e apoio", indicou o secretário.

A assessora de Planejamento, Rosimari Cavalcanti, revela que esse é um dia, também, de gratidão. "Ter um dia voltado ao reconhecimento é um dia de gratidão, afinal, muitas não recebem esse reconhecimento, normalmente. São mulheres reconhecendo umas às outras, assim como os homens demonstrando esse reconhecimento, também. É um dia de gratidão", considera.

A recepcionista Camila Andrade reforça que esse é um momento de valorização muito importante. "As pessoas esquecem de dar valor a quem está ao lado, geralmente. É um ato muito importante, esse reconhecimento", declarou.

Na ocasião, a reflexão abriu espaço também para um momento de confraternização, em que as colaboradoras foram agraciadas com uma lembrança e a atenção do gestor.