Prefeitura executa ação preventiva no Santa Maria a partir de chamado para o 199

Defesa Social e Cidadania
11/03/2019 16h48

Na manhã desta segunda-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou uma ação que previne deslizamento de terra no bairro Santa Maria. A atuação conjunta da Defesa Civil de Aracaju e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) teve origem na ocorrência registrada através do número emergencial 199. O chamado, feito por um morador da localidade, sinalizou construção irregular e corte vertical em área de morro, o que poderia gerar risco iminente para a comunidade.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, a ação ocorreu de forma rápida visando evitar riscos à vida das pessoas. "A equipe da Defesa Civil foi até o local, acompanhada da Emurb, e constatou a irregularidade. A obra, que estava sendo realizada de maneira imprópria, foi embargada por oferecer risco às pessoas que estão em volta", reforçou.

No local, foi constatado um corte de 90 graus em um barranco, que compromete a segurança geológica da região. Para ocasião de chuva forte, a análise realizada pela Defesa Civil aponta que a área estaria vulnerável a deslizamento de terra por essa diminuição da estabilidade. O proprietário do imóvel foi notificado para realizar a suspensão da obra. Além disso, a população foi orientada sobre os riscos. "Geramos a primeira intervenção para evitar a construção no local. Para a Defesa Civil, a situação resultaria em um risco iminente de deslizamento de terra", ressaltou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Número emergencial 199

O secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, destaca o importante papel da população na prevenção de riscos. "É muito importante que a população, sempre que note algum problema como rachadura, deslizamento de terra ou qualquer tipo de obra que pareça irregular, entre em contato através do número 199. A Defesa Civil irá até o local para fazer a verificação e explicar quais são as providências cabíveis", indicou o secretário.

O número emergencial funciona 24h por dia, funcionando como importante meio de comunicação entre a população e a Defesa Civil para a atuação, especialmente, preventiva.

Serviço de alerta por SMS

O serviço de alerta consiste no cadastramento do número de celular para recebimento de mensagens de alerta da Defesa Civil. Para receber as informações oficiais o usuário deve enviar uma mensagem, por SMS, para o número 40199. No corpo do texto é necessário colocar, apenas, o número do CEP da localidade de interesse.

Após o envio, o usuário receberá uma mensagem de confirmação. A partir desse momento, o telefone estará habilitado a receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e possibilita que o cidadão cadastre mais de um CEP, com o mesmo celular.